João Paulo Guerra Barrera, de apenas nove anos, se destaca como uma das poucas pessoas a escrever três livros, dar palestras na Nasa e agora inventar um coletor de lixo espacial. Feitos ainda mais extraordinários se considerarmos a sua idade.
Pela sua mais recente criação, ficou em primeiro lugar no concurso espacial para crianças da Agência Espacial Europeia (ESA). Por meio de equipamentos coletores e recicladores, João Paulo elaborou um projeto – desenhado sobre uma folha de papel – de limpeza do lixo espacial.
A ideia surgiu enquanto escrevia seu segundo livro – nos idiomas português e inglês. Nele, João conta as aventuras de três crianças viajando no espaço com um foguete produzido a partir de material reciclado. Com o material do livro, produziu um jogo em 2D que também alcançou destaque internacional.
Em 2017, seu jogo 2D levou o 1º lugar do prêmio da Nasa por mérito literário, quando ele tinha apenas sete anos – tornando-se a pessoa mais jovem do mundo a ser premiada pela agência espacial norte-americana.
Segundo a Uol, o histórico de conquistas de João Paulo o motiva a seguir seu sonho de se tornar um engenheiro espacial, engenheiro civil, cientista, inventor e astronauta.
”Vou continuar sendo muito curioso, brincar muito, estudar bastante e seguir a minha missão”, disse o pequeno inventor.