JUAZEIRO

A Semana em Fakes. Nova regra do WhatsApp gera onda de desinformação sobre o aplicativo

Muita gente está preocupada com o uso do WhatsApp desde o início do ano. A empresa que faz a gestão do serviço comunicou uma mudança nos termos de uso: o usuário teria, a partir de certa data, que aceitar o compartilhamento de alguns dados o Facebook. O anúncio gerou protestos e adiamentos (a data inicial para a vigência das regras era 8 de fevereiro e foi passada para 15 de maio) e, claro, fake news.

 
Dois foram os principais boatos que circularam na última semana. Um deles distorcia o que poderia ocorrer com as novas regras. No texto falso (desmentido aqui), chegava ser dito que as novas regras fariam com que o Facebook acessasse as mensagens dos internautas e até pudesse fotografar as pessoas a qualquer momento. Obviamente, não é verdade. Explicamos, inclusive, em vídeo:
 
conteudo patrocinado
 
Para além da desinformação em si, o fato da pauta WhatsApp ter mais destaque do que outras questões mais vitais mostra que as fake news não só falam sobre questões globais. Em alguns casos, as mentiras alcançam muitas pessoas apenas falando sobre algo que está ao alcance de suas mãos.
 
 
Fonte: Portal Metrópolis