EDUCAÇÃO JUAZEIRO SOCIAL

Prefeitura de Juazeiro realiza ação solidária nos distritos de Maniçoba e Itamotinga

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) realizou nesta sexta-feira (30), uma ação solidária nos distritos de Maniçoba e Itamotinga. Foram entregues alimentos, roupas, sapatos e materiais de higiene pessoal para famílias de alunos da Rede Municipal, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como atendimentos socioassistenciais, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

A ação foi desenvolvida a partir de relatórios sobre estudantes com necessidades especiais da Rede Municipal, produzidos pela gestão das Escolas Municipais de Pontal e São Sebastião, que foram entregues ao Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napis), da Seduc. O material apontou necessidades dos povoados de Pontal e Itaparica, que extrapolam o aspecto educacional.

Colaboradores do Napis arrecadaram na Secretaria e junto à sociedade civil, alimentos, roupas, sapatos e materiais de higiene pessoal. Foram montarados kits para doações, que foram entregues às famílias de alunos da Rede Municipal, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Na ocasião, também foram realizados atendimentos domiciliares aos alunos da Rede Municipal, com necessidades especiais.

“A Educação tem também esse olhar para a realidade da comunidade em que o aluno está inserido. A partir do que identificamos nos relatórios, articulamos essa ação também com a participação da Sedes para ampliar esse atendimento às comunidades”, destacou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.

O gestor das Escolas Municipais de Pontal e São Sebastião, Antônio Wanderley Santos, também destacou a importância de enxergar a comunidade em que a escola está inserida.

“Nós fazemos relatórios, e não dá para informar apenas a cadeira que falta. A escola não é só cadeira, são todos que estão envolvidos, o pai, o aluno, o vizinho. Então, quando a gente chega e vê uma comunidade com outras necessidades, não tem como melhorar a escola, sem melhorar o seu entorno”, explicou Antônio.

Assistência Social

Equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Cadastro Único (Cad Único), vinculados a Sedes, também realizaram atendimentos na comunidade de Itaparica. Foram realizados serviços de atualização e efetuação de novo cadastro no Cad Único, orientação a comunidade sobre situações de violência e violação de direitos, identificação e encaminhamento para os serviços socioassistenciais.

“O governo de Suzana Ramos não faz distinção entre sede e interior, nós levamos os serviços às pessoas onde elas estiverem. Foi uma promessa de campanha da prefeita, que ela iria cuidar das pessoas, e esse cuidado vai da sede ao interior”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Teobaldo Pedro.