Um grupo de estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) protestou nesta quinta-feira, 20, contra os problemas no serviço dos restaurantes universitários (RUs) da instituição. A manifestação aconteceu no prédio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), no bairro de Ondina, em Salvador.
De acordo com o Diretório Central de Estudantes (DCE), as empresas que prestam serviço de alimentação estão “extremamente precarizadas”. A situação teria piorado após o retorno das aulas presenciais.
Em nota, os manifestantes citaram um caso recente de intoxicação alimentar sofrida por funcionários e alunos. Após o ocorrido, o Restaurante Universitário de Ondina fechou e ainda não abriu novamente.
Além do Restaurante Universitário de Ondina, outros equipamentos que prestam serviço para a instituição foram citados pelo DCE. Segundo a categoria, o de São Lázaro está oferecendo um número pequeno de refeições e operando em horário reduzido. O RU do Canela também foi apontado pelo diretório.
De acordo com nota divulgada para a imprensa, a Administração Central da UFBA lamentou a ocupação por parte do diretório e afirmou que a ação teria interrompido uma reunião pública conduzida pela Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil.
Segundo a UFBA, a reunião tinha a finalidade de “prestar informes e esclarecimentos acerca dos problemas”. A instituição também reconheceu os problemas de administração. A reitoria afirmou que está aberta ao diálogo e que aguarda pacificamente a desocupação do STI.
A nota afirmou ainda que tem dado celeridade às medidas para reabertura do RU Ondina.