Anunciada nesta seguda-feira (19) para comandar a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), Roberta Santana, até então, chefe de gabinete da pasta, terá uma grande missão em 2023, conforme prometido pelo governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), durante a campanha eleitoral deste ano: zerar a fila da regulação na Bahia.
Ao longo do ano de 2022, o então candidato ao Governo do Estado havia prometido, como um de seus principais pilares de campanha, acabar com a temida fila da regulação na Bahia. E uma das primeiras ações, ainda que na tranisção de governo, foi mudar o comando da pasta, saindo de Adélia Pinheiro para Roberta Santana.
Com isso, a nova titular da pasta fica incumbida da missão de atuar para aproximar mais a população à oferta de serviços na área de saúde, além de construir sete novos hospitais regionais nas regiões de Jacobina, Senhor do Bonfim, Capim Grosso, Amargosa, Jaguaquara, Valença e na região do Sisal, seis novas maternidades de alto risco, cinco novas policlínicas e dois novos serviços de oncologia. Todos os tópicos foram prometidos por Jerônimo na campanha.
Roberta, inclusive, já falou nesta segunda-feira como secretária, destacando o fato de ser mais uma mulher a comandar a pasta e a confiança passada por Jerônimo ao seu trabalho na Sesab.
“Ele trata com muito respeito e muita confiança. A gente tem um desafio grande, especificamente na Secretaria de Saúde. Eu, enquanto administradora, vou me munir de pessoas que possam, tecnicamente, auxiliar para que a gente faça o enfrentamento da política estadual de saúde”, disse ao BNews.
Roberta Santana é graduada em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e mestre em Administração Estratégica (UNIFACS), Roberta Santana é especializada na área de Administração Pública, com ênfase em Planejamento e Gestão Estratégica.
Membro do Grupo de Trabalho de Transição Governamental, Roberta exerceu papel importante na elaboração da proposta de reforma administrativa do Governo do Estado, já aprovada pela Assembleia Legislativa.
Além disso, nos últimos 16 anos, Roberta foi assessora de planejamento e gestão da Embasa e da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB); diretora-geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur); coordenadora da presidência da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); diretora-geral da Secretaria Estadual da Educação (SEC) na gestão do então secretário Jerônimo Rodrigues; e, por fim, diretora-geral da Sesab, cargo que exerceu antes de assumir a Chefia de Gabinete da pasta.