Apesar de falar que não dá o “menor apoio” a Deltan Dallagnol ou Sergio Moro, Glenn Greenwald afirmou que eles estão à mercê de “censura e silenciamento” por uma vontade de vingança do Partido dos Trabalhadores.
A fala foi dada pelo jornalista ao UOL Entrevista de hoje.
“Deltan recebeu mais votos no estado dele do que qualquer outro candidato. Ser eleito para o Senado exige muito apoio, Sérgio Moro recebeu [esse apoio]. Eu sei que pode ser justificado, entendo o argumento, mas acho que está muito motivado pela vingança do partido do PT. Em uma democracia, ver pessoas com votos sendo censuradas, silenciadas, punidas ou retiradas do poder que ganharam durante eleição democrática me incomoda.Glenn Greenwald, ao UOL.
O TSE cassou o mandato do deputado federal do Podemos no dia 17 de maio com base na Lei da Ficha Limpa. Deltan pode recorrer da decisão.
Glenn também classificou as ações de Moraes de bloquear redes sociais de políticos como Nilkolas Ferreira e Alexandre do Val como “censura clássica”.
É censura clássica, não dá para negar que é censura. Você pode justificar a censura, pode defender a censura, mas quando um juiz está proibindo pessoas de se expressar na internet, inclusive políticos eleitos, não tem jeito de negar que é censura.Glenn Greenwald, ao UOL Entrevista
Walter Delgatti como herói nacional
Glenn também afirmou que acha “muito feio” ver a esquerda atacar o hacker Walter Delgatti, preso preventivamente pela Polícia Federal por suposta invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ele disse acreditar que Delgatti tinha “os mesmos motivos” de Snowden para expor as conversas da Vaza Jato e reconheceu que ele teve um papel importante para a libertação do presidente Lula da carceragem da Polícia Federal.
Tenho dúvida de tudo que o Delgatti fala, porque já vi várias vezes que tem que ter evidência para acreditar, mas, obviamente, para mim Walter Delgatti é um herói nacional.Glenn Greenwald, ao UOL