JUAZEIRO

Parceria entre Prefeitura de Juazeiro e Marinha promove conscientização ambiental no Dia Mundial da Água

Cerca de 30 crianças da Escola Centro Social Urbano Américo Tanuri tiveram um dia de aula especial nesta sexta-feira (22). A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), articulou, junto à Marinha, uma visita à Capitania Fluvial de Juazeiro. O momento teve o objetivo de promover a conscientização ambiental, incentivando o espírito cívico e a responsabilidade social, em parceria com a Marinha, visando à segurança dos recursos hídricos e a educação ambiental da comunidade em celebração ao Dia da Água.

“Eu amei a visita, aprendemos sobre a segurança nos rios. Que todo mundo deve usar o colete salva-vidas, também subimos na moto aquática e na lancha. Foi muito divertido conhecer a Marinha e a importância de cuidar das águas”, disse Hellen Lavinea, aluna do 3º ano do ensino fundamental.

Para o capitão André Gonzaga Ribeiro, Comandante da Marinha, a parceria pioneira integra a corporação com a comunidade e proporciona valores cívicos e de proteção ambiental para as novas gerações. “Durante essa experiência, elas aprendem sobre segurança na navegação, uso do colete salva-vidas e a importância da proteção do meio ambiente, especialmente dos rios. É uma iniciativa oportuna, especialmente no Dia da Água, incluindo a segurança proporcionada pela Marinha, o papel da Prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente na promoção da conscientização ambiental nas escolas e no desenvolvimento do lado cívico das crianças”, ressalta o Comandante.

Dia Mundial da Água

Celebrado no dia 22 de março, a data é destinada para a conscientização sobre o uso consciente deste recurso vital. A Semaurb, por meio da Educação Ambiental, recomenda práticas para o uso consciente da água, incluindo fechar a torneira durante atividades como escovar os dentes, tomar banhos rápidos, reutilizar água da chuva, consertar vazamentos, usar equipamentos econômicos, evitar desperdício na irrigação e conscientizar outras pessoas sobre a importância do tema.

Texto: Matheus Oliveira – Ascom/PMJ