A Prefeitura de Senhor do Bonfim realizou, nesta terça-feira (25), a 9ª reunião da Rede Intersetorial, reunindo equipes das secretarias municipais de Saúde, Educação e Esportes, Assistência Social e Políticas Públicas para Mulheres. O encontro teve como foco a apresentação e o fortalecimento do Protocolo Integrado de Atendimento à Pessoa Vítima de Violência, documento que orienta fluxos, responsabilidades e estratégias conjuntas para garantir acolhimento e proteção.
A secretária municipal de Saúde, Renata Maia, deu boas-vindas aos participantes e agradeceu o compromisso de todas as secretarias envolvidas e enfatizou o impacto positivo do protocolo. “Sabemos o quanto é difícil para as pessoas falarem sobre situações de violência. Esse protocolo vai ajudar muito, trazendo organização, acolhimento e a certeza de que estamos aqui para apoiar e construir, juntos, uma rede mais humana e preparada”.
A reunião foi conduzida por Clediane Bruno de Jesus, gerente da Vigilância Socioassistencial, que destacou a importância da articulação entre os serviços e da criação de mecanismos que evitem a revitimização. “Identificamos a necessidade de formar uma comissão para elaborar um formulário de encaminhamento, garantindo que, ao chegar a outro equipamento da rede, a pessoa vítima de violência não precise relatar tudo novamente. Isso evita revivenciar a dor e torna o atendimento mais humano e eficaz. Essa comissão também vai aprofundar o estudo do protocolo, entendendo os fluxos e as formas de atendimento para crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Assim, poderemos multiplicar essas informações e fortalecer cada equipamento da rede”, explicou.
Texto: Ascom PMSB



