JUAZEIRO

Prefeitura de Juazeiro usa desfile cívico para fazer marketing político

As comemorações cívicas  ao 7 de setembro tem participação popular local, talvez superior ao carnaval, é quando verdadeiramente as famílias vão as ruas em massa para prestigiar esse momento muito especial da nossa pátria.

Por isso, não foi por acaso que a prefeitura Municipal de Juazeiro fez pelo segundo ano a transmissão ao vivo pelas redes sociais do Desfile Cívico Militar. Tudo muito bem tramado e arquitetado para fazer marketing político com a celebração mais importante para as famílias juazeirenses.

Com o tema: “Juazeiro: Um por Todos e Todos pela Educação”, as dezenas de escolas municipais que desfilaram, nenhuma, absolutamente nenhuma, trouxe par avenida alguma manifestação cultural ou cívica, todas envolvidas numa peça de marketing tosca e desrespeitosa, exibiram somente os programas desenvolvidos, enaltecendo a secretaria de educação.

Como pensar uma ação educativa, um chamamento para um compromisso com a educação, sem valorizar a cultura e as tradições locais? A cultura é o conteúdo substancial da educação, uma não pode ser pensada sem a outra. A cultura é um elemento que nutre todo o processo educacional e que tem um papel de suma importância na formação de um indivíduo crítico.

As manifestações e as tradições culturais esquecidas e maltratadas por essa gestão, nunca passaram por um momento dramático. Os congos, o samba de vei, as lendas, as danças, os artistas, o patrimônio material e imaterial, e  todo o acervo cultural de Juazeiro sofre com o descaso e com a ausência de política pública municipal.

Essa gestão não sabe fazer outra coisa, senão politicagem em todas as suas ações, o pior é ver cidadãos juazeirenses defendê-los em troca de algumas moedas (de origem duvidosa) uma quadrilha de forasteiros sem alma, sem cultura e sem educação.

Deixe um comentário