BAHIA

HOJE E SEMPRE BEBELA SERÁ O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO CULTURAL

Maria Isabel Figueiredo Pontes, Juazeirense, Filha de Francisco Evaristo Caboclo Figueiredo e Edelvita Muniz Figueiredo, professora de língua e literatura Inglesa e americana língua Portuguesa e literaturas, licenciada em letras/língua inglesa pós graduação, metodologia de ensino superior pela Universidade Federal do Pernambuco-UFPE- pós graduação, língua Inglesa, Vice diretora do Colégio Estadual Ruy Barbosa em Juazeiro-Ba, Diretora Geral do Colégio Lomanto Junior em Juazeiro- BA, implantou o curso de 2º Grau com as habilitações em Técnicas em contabilidade e técnicas em Enfermagem, ex professora de inglês 3º Grau, Literatura Inglesa e Americana. Metodologia do ensino da Língua Inglesa da F.F.P.P- Faculdade e Formação de Professores de Petrolina, ex Professora dos Colégios Estadual Ruy Barbosa- Juazeiro-Ba, Edson Ribeiro /Juazeiro-Ba, EMAAF- Marechal Antônio Alves Filho- Petrolina-Pe, Dom Bosco- Petrolina-Pe, 1ª Secretária de Educação e Cultura Administração Joca de Souza Oliveira Juazeiro-Ba 1968/ 1970 e Administração Américo Tanuri -1971 a 1972, Coordenadora de Cultura Administração Joseph Bandeira de 1991/ 1992 Técnica Cultural Administração. Rivadávio Espínola Ramos 1997/ 2000, Fundadora integrante e regente do Coral Edilberto Trigueiros, Fundadora integrante ( atriz e diretora ) do Grupo de Teatro Juá, Regente dos Corais: Coral Municipal ( Coral João Gilberto)-Juazeiro-Ba, Coral do Colégio Estadual Lomanto Junior ( Pequenos Cantores CEL J ) Juazeiro-Ba, Fundadora do Folk danças Juá ( Reis de Bois de Juazeiro).

Sócia efetiva da Academia Juazeirense de Letras, sócia da APEMBA – Associação dos professores de Música da Bahia, Atriz do Grupo de Teatro Parlimpimpim Tributo a Monteiro Lobato, Sócia da Soamar – Sociedade dos Amigos da Marinha do Brasil 1999, Sócia honorária do Rotary Clube em 2000, sócia efetiva do ABI-Associação Baiana de Imprensa, foi radialista por 22 anos, apresentando o programa Juazeiro Acontece e Juazeiro Espiral do Tempo. No cinema participou de vários filmes e reportagens televisivas retratando Juazeiro e sua cultura.
É considerada como uma das principais articuladoras da cultura juazeirense seu trabalho artístico foi todo desenvolvido em Juazeiro, cidade que ama desmesuradamente levando a nossa cultura á outros povos. É uma eterna pesquisadora. Sua importância não se restringe apenas a seu ofício de artista.

Foi Bebela quem quebrou lanças para mostrar os novos caminhos da cultura e da arte. Lutou de todas as formas, criando discípulos que hoje são artistas e pessoas importantes que passaram pela sua escola e foram contagiados pelo seu entusiasmo. Fez as primeiras experiências com crianças no Colégio Estadual Lomanto Junior, criando o Coral de Pequenos Cantores, sua intenção não era fazer artistas, mas sim desenvolver uma nova mentalidade artística através do canto na educação.

Lutou e conseguiu o que queria. Percebeu, muito cedo, que os horizontes do mundo eram muito mais amplos e que os seus sonhos seriam como as águas do Rio São Francisco. Sempre crescendo dando vidas e esperança.

Fonte: Facebook/ Casa de Cultura Bebela

One Reply to “HOJE E SEMPRE BEBELA SERÁ O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO CULTURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *