JUAZEIRO

JUAZEIRO: ELEIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR É MARCADA POR DENÚNCIAS DE TRANSPORTE E FALTA DE ORGANIZAÇÃO

O que era para ser uma grande festa da democracia participativa, quando de fato as pessoas vão as urnas livremente, se transformou num grande momento de denúncias, falta de organização e muitas reclamações. As eleições para a escolha dos novos conselheiros tutelares, para o mandato 2020-2023 aconteceram nesse domingo (06).

lei que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que a escolha de novos conselheiros, que possuem mandato de quatro anos, devem acontecer simultaneamente em todos os municípios do país um ano depois da eleição presidencial. As eleições são abertas a todos os eleitores, mas o voto não é obrigatório.

Durante toda manhã foi possível ver ônibus e vans paradas no entorno do Colégio Paulo VI, no final da tarde, já não tinham medo, uma van parou em frente ao colégio e livremente as pessoas desceram, sem serem questionadas. Num claro desrespeito e abuso do poder econômico.

Uma outra reclamação foi a centralização e a única opção de local para a votação. A SEDES decidiu centralizar no Colégio Paulo VI, embora a proposta inicial era que a votação também ocorresse nos CRAS, como aconteceu em vários municípios. A centralização prejudicou os candidatos dos bairros periféricos e demais bairros afastados do centro. A prova disso é que dos vinte e dois candidatos, os cinco eleitos moram no centro.

O Brasil mal saiu de umas conturbadas eleições gerais e já vive outra campanha eleitoral igualmente polarizada. A particularidade de 2019 é que a polarização da disputa eleitoral do ano passado se repete, agora com o componente religioso ainda mais forte. Como o voto é facultativo, as igrejas se esforçam para engajar eleitores no dia da votação. Dos cinco eleitos, dois tiveram apoio maciço do segmento evangélico. A conselheira Sara Oliveira representando os evangélicos pentecostais e Sidinei Honorato representado os evangélicos tradicionais.

O resultado final para eleição do conselho tutelar:

1-Charles Vargas – 662 votos

2-Sidinei Honorato – 560 votos

3-Sara Oliveira – 486 votos

4-Fábio Duarte – 377 votos

5-Zezinho da Messe – 325 votos

3 Replies to “JUAZEIRO: ELEIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR É MARCADA POR DENÚNCIAS DE TRANSPORTE E FALTA DE ORGANIZAÇÃO

  1. Acho isso ridículo. Como pode uma instituição fincoonat, se o começo já é com corrupçao.
    Eita país que todos querem levar vantagem.
    Não fui votar, para não set injusta.

  2. Nossa sociedade juazeirense precisa mudar de postura… lastimável!!

    O AVANTE 70 faz convite a indignados:
    Seja candidato pelo povo, verdadeiramente!
    Venha para o AVANTE 70!
    LIMPE Juazeiro.. Com mais:
    L egalidade
    I mpessoalidade
    M oralidade
    Publicidade
    E ficiência e eficácia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *