JUAZEIRO

JUAZEIRO:  CADEIRANTE ESPERA CONSTRANGIDA NA PORTA DOS CORREIOS, O PRÉDIO NÃO TEM ACESSIBILIDADE

Em plena “era da inclusão”, a falta de acessibilidade ainda é um problema crônico nos prédios públicos em todo país. Qual cadeirante nunca teve que ficar uma eternidade do lado de fora de alguma agência bancária ou prédio público à espera de algum parente ou atendimento?

Um leitor do blog flagrou na tarde desta terça-feira (26) uma senhora cadeirante na porta do prédio dos Correios. Essa cena é parte da vida de muitos cadeirantes em todo país, em Juazeiro as vias e os prédios públicos não permitem acessibilidade mínima para as pessoas alguma deficiência.

Grande parte dos órgãos públicos também não possuem acessibilidade, como o prédio da prefeitura de Juazeiro, bancos estatais e privados, por exemplo. Está na Constituição: todo cidadão e cidadã tem direito de ir e vir. A liberdade de locomoção é um direito fundamental e está no artigo 5º do documento. Porém, mesmo tendo esse direito assegurado por lei, pessoas com deficiência, idosos, ou pessoas com carrinhos de bebê encontram dificuldades em seu dia a dia.

De acordo com a Lei de Acessibilidade, qualquer obstáculo que impeça ou limite a movimentação em segurança das pessoas é considerado uma barreira, tanto no âmbito urbano quanto no público e privado, que são as edificações.

A lei da acessibilidade foi assinada em 19 de dezembro de 2000, foi sancionada a Lei 10.098, regulamentada posteriormente pelo Decreto lei 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Com esta legislação, foram estabelecidos prazos e regulamentado o atendimento às necessidades específicas de pessoas com deficiência. Entre as medidas, estão a implantação de acessibilidade em prédios e equipamentos urbanísticos, a adaptação da frota do transporte coletivo e a reserva de 2% das vagas de estacionamento para veículos transportando pessoas com deficiência visual.

A senhora da foto foi postar um documento para ter direito a carteirinha de transporte gratuito. Constrangida e humilhada, restou a senhora espera no sol da tarde, e a todos nós a esperança que esse tipo de cena seja vista somente na ficção.

3 Replies to “JUAZEIRO:  CADEIRANTE ESPERA CONSTRANGIDA NA PORTA DOS CORREIOS, O PRÉDIO NÃO TEM ACESSIBILIDADE

  1. Bom dia eu não sou casada me chamo Ana Paula e fui colocar um documento p Salvador p ter direito a carteirinha de transporte.
    Peço que corrige o testo por favor.

    1. Bom dia, a pessoa que enviou a foto deu a informação que a senhora estava esperando o marido, desculpe-nos. Foi feita a correção, obrigado.

  2. Se você alimentar um cachorro durante três dias ele vai lhe ser grato por 30 anos… se você alimentar os políticos profissionais por 30 anos, em três dias eles vão esquecer de você… Chega de circo e pingue-pongue!

    Também cansado(a) de tanto descaso?
    Seja candidato(a)!
    Venha para o AVANTE!
    Não sirva de ESCADA em partidos alugados!
    Participe do Projeto LIMPE Juazeiro com:
    L egalidade, 
    I mpessoalidade, 
    M oralidade, 
    P ublicidade, 
    E ficiência e eficácia.
    LIMPE Juazeiro*
    AVANTE 70
    Capitão MOREIRA
    https://instagram.com/capitaomoreira?igshid=feivhskdi92o

Deixe um comentário