JUAZEIRO

CRIANÇA É SALVA PELO CORPO DE BOMBEIROS APÓS SOFRER ENGASGO

 Na manhã deste sábado (21) o Cicom – Centro Integrado de Comunicações de Juazeiro recebeu a solicitação que um recém nascido havia se engasgado com leite materno. A soldado BM Nilvania Santos, operadora do CICOM realizou o primeiro atendimento passando algumas orientações para a mãe do bebe, e seguida acionou uma guarnição do Corpo de Bombeiros.

Quando a mãe Ana Beatriz ligou para o Cicom, a criança já estava sem respiração, assim que a central de atendimento do 9° GBM – Grupamento de Bombeiro Militar recebeu o chamado uma guarnição deslocou até o endereço da vítima e o soldado Ariel realizou os procedimentos preliminares e conduziu o recém nascido para a UPA – Unidade de pronto Atendimento de Juazeiro para ser avaliada pela equipe médica de plantão.

O QUE FAZER QUANDO O BEBE ENGASGAR

Se o bebê engasgar, seja com leite, água, vômito, refluxo ou algum objeto pequeno, a primeira coisa a fazer é observar se ele está respirando ou não. Se ele estiver respirando mas continuar engasgado ou se estiver roxo, deve-se chamar uma ambulância (SAMU)  ou o Corpo de Bombeiros e seguir os seguintes passos para ajudá-lo a desengasgar enquanto aguarda pelo socorro:

  1. Sentar e colocar o bebê de barriga para baixo apoiado no antebraço, com a cabeça ligeiramente mais baixa que o corpo e apoiada na mão. O antebraço de quem está socorrendo deve estar apoiado na coxa;
  2. Com a outra mão, bater 5 vezes nas costas da criança, entre as omoplatas. As pancadas devem ser firmes mas não muito fortes;
  3. Virar o bebê de barriga para cima e observar se ele já está respirando. Se continuar engasgado, o procedimento deve ser repetido por mais 3 vezes.

Se mesmo assim o bebê continuar engasgado sem respirar ou entrar em parada cardiorrespiratória, deve-se avançar direto para a massagem cardíaca e não fazer respiração boca a boca:

  1. Usando os dedos indicador e o dedo do meio, pressionar o osso esterno (entre os mamilos) do bebê por 5 vezes;
  2. O bebê deve estar apoiado numa superfície rígida e plana ou mesmo sobre o antebraço. Não deve estar sobre um colchão ou sofá.

É importante também não colocar o dedo na boca do bebê, nem levantá-lo para o alto chacoalhando ou soprar o seu rosto.

Mesmo que o bebê desengasgue e se recupere, ele deve ser visto por um médico no mesmo dia.

One Reply to “CRIANÇA É SALVA PELO CORPO DE BOMBEIROS APÓS SOFRER ENGASGO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *