JUAZEIRO

Juazeiro: Secretária de Saúde tenta explicar o inexplicável. Vereadores questionam o caos na saúde

Na sessão desta quinta-feira (27) a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, esteve na Câmara para apresentar o relatório de gestão referente ao último quadrimestre de 2019, em cumprimento ao disposto em Lei

A Secretária apresentou alguns slides, que na sua maioria somente atestou que os recursos estão chegando, o que falta é gestão e planejamento,  o Tribunal de Contas do Município deixa isso bem claro nos seus relatórios, quando aprovou com ressalvas as prestações de contas de Issac e de Paulo Bomfim.

Teve aumento significativo dos recursos, foram diversas emendas parlamentares e outras fontes de recursos, que obrigaram o município a fazer a contrapartida. Durante a apresentação, a secretária não disse qual a contrapartida dos outros municípios com a pactuação da rede PEBA e nem porque o governo estadual, que é um suposto parceiro do município, tem investido tão pouco em recursos na saúde da cidade.

Infelizmente os deputados estaduais Zô (PCdoB) e Roberto Carlos (PDT) não destinaram emendas parlamentares para a saúde de Juazeiro.

O vereador e médico, dr. Allan Jones, nas suas inquietações e fala, deixou a secretária sem argumentos plausíveis para responder, restou apelar para o chavão clássico: “precisamos da ajuda de todos para enfrentar os problemas”.

A vereador lembrou que a prefeitura tem gasto cerca de 17 milhões na maternidade, mesmo assim os serviços estão a cada dia mais precários, inclusive o serviço essencial de anestesista não existe na rede. ” As parturientes estão indo faze os partos no hospital Dom Malan (em petrolina/PE), que já se encontra superlotado”.

Como reduzir o corpo clinico da UPA, se a unidade é a porta de entrada de todos os serviços?” Geralmente usa o discurso de que a saúde vai mal, porque no país vai mal, mas não usa esse mesmo discurso com a educação”. 

A vereadora Neguinha da Santa Casa, que fez alguns questionamentos, em dado momento da sua fala, a vereadora sugere que a secretária visite os postos de saúde. “A saúde em Juazeiro está deixando a desejar, gostaria que a senhora visitasse os postos de saúde. Para ver a quantidade de exames retidos. As cirurgias eletivas continuam do mesmo jeito, eu achei que depois da Feira da Saúde, as coisas iriam melhorar”.

Gostaria de saber como a senhora diminuiu os pacientes cadastrados de 125 para 51 para receber medicamentos, se a demanda da saúde a cada dia aumenta? Eu acho que a SESAU  tem quer ter compromisso com saúde”.

Foram muitos os questionamentos sobre a rede: TFD, SOTE, UPA, exames retidos, medicamentos, a situação caótica da maternidade (morte da criança recentemente), a secretária, diferente da apresentação do ano passado, sentiu a pressão de alguns vereadores nos questionamentos.

Bom seria que todo ano a secretária de saúde tivesse sido questionada de forma tão enfática por todos os vereadores, e não somente por alguns, com certeza a saúde no município estaria em outro nível, e a gestão municipal bem avaliada pela população.

Deixe um comentário