PETROLINA SAÚDE

Hospital Universitário apoiará a Semana do Sono 2020

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) será um dos apoiadores da Semana do Sono 2020, campanha de conscientização social sobre a importância do sono para a saúde física e mental, a ser realizada de 13 a 19 de março em mais de 60 cidades brasileiras.

Promovida pela Associação Brasileira do Sono (ABS), a semana possui o slogan “Sono e sonhos melhores para um mundo melhor” e sua programação tem como objetivo promover o diálogo entre profissionais da saúde, pesquisadores, educadores, políticos e toda a sociedade sobre a relevância do sono em todas as fases da vida.

Em Petrolina-PE, as atividades começam no dia 15 de março, no Parque Josepha Coelho, das 8h às 12h, com uma Ação Pública envolvendo orientações, aferição de pressão, hemoglicoteste (teste de glicemia) e aplicação de questionários. De 16 a 19 de março, serão feitas ações educativas na recepção da Policlínica da Univasf, das 7h30 às 9h e das 13h30 às 15h.

Tais ações serão desenvolvidas, gratuitamente, por uma equipe do HU-Univasf, composta por profissionais das áreas de otorrinolaringologia, cardiologia, pneumologia, enfermagem, fisioterapia, odontologia e traumatologia bucomaxilofacial.

Queixas relacionadas ao sono têm sido bastante comuns na população. Estima-se que 45% dos brasileiros vivenciam algum problema de sono, podendo chegar a atingir mais de 80% dependendo do tempo e da abrangência das queixas, gerando prejuízos à saúde física e mental. Os distúrbios mais comuns são a Insônia, cerca de 35% da população, e a Apneia Obstrutiva do Sono, de 33 a 35% da população brasileira.

Além de afetar o desempenho intelectual, o humor, a memória e o controle do peso corporal, a insuficiência de sono pode reduzir a imunidade e aumentar o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão. O sono reparador é essencial para um envelhecimento saudável, livre de doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer.

Mais informações sobre o assunto podem ser consultadas na Cartilha da Semana do Sono 2020, da Associação Brasileira do Sono (disponível para download em: www.semanadosono.com.br).

Ascom Univasf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *