Uma fábrica clandestina que produzia álcool em gel falso foi fechada, na última sexta-feira (20), em Cruz das Almas, depois de uma ação da 27ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM/Cruz das Almas) com a Delegacia Territorial (DT).
Quando os policiais chegaram ao local, pelo menos 16 pessoas trabalhavam para produzir o item. O dono da fábrica, que conseguiu fugir, é proprietário de uma distribuidora de cosméticos e estava produzindo o álcool com perfumes e gel de cabelo. Segundo o comandante da 27ª CIPIM, Marcos David, não havia nenhuma autorização para o funcionamento da fábrica. Cerca de 60 mil rótulos foram encontrados no local.
Não havia nenhum equipamento para determinar o porcentual de álcool no produto, que era embalado e depois vendido para comerciantes da região. No galpão, foram encontrados máquinas como envazador, misturador, milhares de embalagens com rótulo de álcool em gel 70%, 11 toneis com insumos, sete galões de propileno glicol, centenas de caixas e embalagens de gel de cabelo, 15 caixas com o produto já pronto para venda, além de frascos de perfumes que também eram falsificados no local.
Segundo os especialistas, tentar produzir o seu próprio álcool gel é arriscado, já que trata-se de uma substância de produção específica.
Segundo o Google Trends, ferramenta que mostra quais são os temas mais buscados na internet, a procura pelo termo ‘Como fazer álcool em gel?’ saltou de 0, no dia 24 de fevereiro, para 100, no dia 7 de março, na escala do sistema. A Bahia foi o 6º estado em que os usuários mais fizeram essa pergunta.
Fonte: Correio da Bahia