BRASIL

Morre o artista plástico Daniel Azulay, aos 72 anos, vítima de coronavírus

Morreu na tarde desta sexta-feira, no Rio, o artista plástico, desenhista e educador infantil Daniel Azulay . Segundo uma publicação em sua página no Facebook, Azulay tratava de uma leucemia e contraiu o novo coronavírus. Ele tinha 72 anos.

“Com extremo pesar comunicamos que nosso querido Daniel Azulay faleceu hoje a tarde no Rio de Janeiro. Ele estava tratando uma leucemia e contraiu corona virus. Sua alegria continuará em todos nossos corações para sempre. Faremos rezas virtuais para ele nos próximos dias em virtude do isolamento. Daniel, Te amamos!”, diz o texto publicado nas redes.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1947, Daniel Azulay era um desenhista autodidata, e assim tentava incentivar os pequenos a desenhar. Apesar de ter descoberto seu dom desde cedo, precisou cursar a faculdade de Direito, por imposição do pai. Durante as aulas, para passar o tempo, fez incontáveis desenhos, e decidiu que esse seria o seu ofício. Formou-se em 1969, mesmo ano em que começou a publicar suas primeiras histórias em quadrinhos e cartuns em revistas e jornais, inclusive “O Pasquim”.

Referência nas artes plásticas, Azulay foi também empresário, apresentador e compositor. Tornou-se famoso ao apresentar durante mais de 15 anos a “Turma do Lambe-Lambe”, programa de TV educativo para o público infantil, transmitido pela extinta TVE e pela Rede Bandeirantes. Junto com o grupo de personagens que criou em histórias em quadrinhos, ensinou a desenhar e a construir brinquedos, influenciando principalmente as crianças que cresceram nas décadas de 80 e 90.

Azulay lançou diversos CDs e LPs com as músicas da turma do Lambe-Lambe e uma série de CD-ROMs que estimulava a criatividade da criançada. Para expandir seus horizontes, ele criou, em 1992, sua primeira oficina de desenho, no Largo do Machado. O negócio se expandiu e conta com mais de dez unidades espalhadas pela cidade.

— Não podemos esquecer que o desenho é importante para aprimorar a coordenação motora das crianças. Ele é indispensável. Quando desenha, a criança está dialogando com o seu interior; fica mais fácil para os pais conhecerem seus filhos — disse em entrevista ao GLOBO em 2017. — A criança nem precisa saber desenhar. O método é justamente para quem quer se expressar rapidamente através do desenho e desenvolver de forma rápida sua interpretação e o senso estético.

Ao longo das décadas de trabalho, Azulay rodou o país ministrando palestras sobre arte e educação, e participou de diversas campanhas sociais, parte delas para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Campanha de Ação da Cidadania Contra a Fome.

— Sempre encarei meu trabalho de forma lúdica e solidária. Recuperar, pela arte, o interesse das pessoas para uma atividade construtiva é mais do que gratificante — disse ao GLOBO.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário