O mê de Maio nos traz várias datas que lembram o afeto e o amor- temos o dia das Mães, o dia da Família- Então é disso que vamos continuar falando: de Amor, Cuidado, Atenção e Proteção. Pois é um mês também alusivo ao combate a Abuso Sexual Infantil.
É um problema a ser abordado durante o ano todo, mas no mês de maio traz essa abordagem com mais destaque, a fim de alertar contra esse perigo.
E isso significa que é um assunto para se tratar apenas nesta temporada? Não! É simplesmente uma forma de chamar a sua atenção para algo tão importante, mas que deve ser tratado com a importância devida durante o ano todo, todos os dias, 24 horas. E no atual momento, requer uma atenção especial, em função do isolamento social.
ENTENDA. IDENTIFIQUE E PROTEJA
Violência sexual infanto-juvenil – É todo e qualquer gesto que invade a sexualidade e é usado para o prazer de um adulto. Ainda que sejam práticas impostas ou aceitas pelo menor de idade.
Podem ser alguns sinais:
- Crianças muito agressivas e extremamente antissociais;
- Ansiedade excessiva;
- Crianças que frequentemente chegam muito cedo à escola e dela saem tarde (num esforço demasiado de escapar da situação do lar);
- Crianças com grande dificuldade de concentração na escola;
- Crianças com medo de adultos do sexo oposto ao seu;
- Crianças com comportamento aparentemente sedutor com pessoas adultas do sexo oposto ao seu;
- Crianças com sérias alterações do sono, presença de pesadelos e conversas durante o sono (como em geral os abusos são feitos na cama, se estabelece o medo de dormir e sofrer o ataque);
- Tristeza, abatimento profundo ou choro sem causa aparente;
- Comportamentos sexualmente explícitos (ao brincar demonstra conhecimentos sobre sexualidade inadequados para a idade);
- Tentativas de suicídio;
- Autoflagelação.
A VIOLÊNCIA SEXUAL
Pode se dar de duas formas:
Abuso sexual- Quando não envolve retribuição econômica. É a utilização do corpo de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual ou de prazer.
Exploração sexual- Envolve a obtenção de lucro financeiro ou de outra espécie, em troca da utilização sexual de criança e adolescentes. Essa exploração pode
acontecer em redes criminosas de prostituição, pornografia, tráfico e turismo sexual.
NÃO SEJA OMISSO
Existe uma falsa interpretação de que todo abuso se apresenta de forma agressiva para a criança. Todavia, a realidade não é bem assim. Na maioria dos casos, o abusador o faz através do convencimento, da sedução, das trocas, e de toques abusivos disfarçados de afeto. A criança não sabe se defender sozinha. Principalmente nesses casos, não encontra forças nem direção a se tomar diante da situação, ela se vê simplesmente perdida e acuada.
O adulto que é para oferecer proteção, em muitos casos acontece o contrário, é a imagem de escuridão e dor, é a própria representação que ela tem de causador de traumas.
O QUE O MAIO LARANJA TEM A VER COM VOCÊ E COM O SEU FILHO?
Diante do número crescente de casos de abuso, violência e exploração sexual nos últimos tempos é imprescindível a atenção de todo cidadão. Seja pai, mãe, parente, profissional da área ou não.
Na convivência entre pais e filhos ou com qualquer adulto que é responsável ou cuida de nossas crianças e adolescentes, mais do que nunca é preciso que haja PROTEÇÃO. Para que não haja mais exploração às nossas crianças, como apresentam os dados.
Que seja convertido em cuidado, o amor da mãe e do pai pelos seus filhos, da avó e avô pelos seus netos, da tia, do tio, da madrinha, do padrinho, da madrasta, do padrastro, de todo e qualquer adulto que tenha em seu ambiente de convivência uma criança ou adolescente.
E é o papel das instituições na defesa dos direitos fundamentais e na proteção de crianças e adolescentes, buscar a conscientização do papel da sociedade, em especial da família na proteção da infância.
Além do fortalecimento entre órgãos e profissionais que atuam na rede de proteção à criança e ao adolescente.
ESTEJA ATENTO
Na quarentena pode correr o risco de um maior número de abusos.
Aumente a atenção e cuidado. Não deixe o seu filho com qualquer pessoa.
Redobre sua atenção quanto ao acesso da internet. É preciso haver um monitoramento do adulto nesses casos, saber o que acessam, com quem se comunicam. Não deixe à vontade e oriente.
COMO AGIR
Acione a rede de apoio!
Denuncie aos canais de denúncia para esse crime. Você pode fazer isso sem precisar ser identificado.
Conselho Tutelar de Petrolina: (87) 3862-9211/ 3862-2022
Plantão (87) 98861-0421
Ministério Público por meio do (87)3866-6400
E o Disque 100.
Você pode ainda falar com um amigo, com uma vizinha, com a professora…Com quem sentir confiança e apoio.
CASA É LUGAR DE PROTEÇÃO.
O bem maior é quem vive nela!
Cuide dos seus pequenos, não permita que em nenhum momento eles venham a sofrer algum dano causado por um adulto, seja ele quem for.
Se você e sua família se encontrar diante de alguma situação, fale. Peça ajuda!
ABUSO SEXUAL INFANTIL É CRIME!
Previsto no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Para quem comete e para o responsável que vê, mas se cala também.
Simone Alencar da Silva – Assistente Social