BAHIA EDUCAÇÃO

Curaçá: Faleceu José Gonçalves, “Pretinho”, fundador do Colégio Professor Ivo Braga

Faleceu na noite de sábado (27) em Juazeiro, o filho ilustre de Curaçá, José Gonçalves, popularmente conhecido por “Pretinho”, aos 97 anos. Seu Pretinho o fundador e primeiro diretor do Colégio Professor Ivo Braga.

A história de Seu Pretinho para fundar um colégio na década de 60 na cidade de Curaçá,  é contada no livro “CAMINHOS DE CURAÇÁ”, do escritor curaçaense Esmeraldo Lopes

“Ele era natural de Curaçá, de origem humilde, estudara em Salvador, onde se fez farmacêutico. Voltou para Curaçá pelo propósito de acompanhar a mãe que tinha uma casa de hospedagem. Aí estabeleceu uma farmácia, de onde extraía com dificuldades recursos para sua sustentação, que era auxiliada pela renda do emprego nos Correios e Telégrafos.

Desde 1954 se embalava na ideia de um ginásio em sua cidade, na esperança de poder ver pobre avançar nos estudos. Por isso jogou-se na luta por ginásio, falando com um, falando com outro. O povo achando aquilo impossível. Os líderes da cidade sem entusiasmo. Ele foi e foi. Bateu aqui, bateu ali, no desespero de seu querer. Ficava sonhando, achando que podia ser. Conseguiu. Ginásio funcionando, no adular de gente para dar aula, que dinheiro não tinha. Os estudantes com entusiasmo de estudo adiantado, orgulhando-se no vestir da farda destacada de cor cáqui. Educação virando obrigação de necessidade.

Mais e mais estudantes vindo para rua, nos deveres do novo aprender, do novo seguir nos encaminhamentos de se preparar para arranjar emprego em terras distantes”.

Nossos pêsames a família de Seu José Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *