ECONOMIA JUAZEIRO POLÍTICA

Opinião: Por quê o prefeito reabriu o comércio no início de junho?

O uso político da pandemia é um grave erro histórico para todos aqueles que fizerem que se aproveitem desse momento tão grave que em todos nós estamos passando, e o pior, vidas humanas estão perecendo.

Não sou comerciante e nem comerciário, e acredito que o isolamento social é essencial para o controle do vírus, embora ele não pode ser prolongado. O governador Rui Costa disse numa Live que alguns prefeitos não deveriam ter fechado o comércio no início da pandemia, para não haver desgaste da medida tivesse que ser aplicada.

No dia 25/05 respondi a duas pesquisas do mesmo Instituto que continham perguntas sobre avaliação da gestão municipal, principalmente no tocante as medidas de enfrentamento a pandemia. Chamou-me atenção uma pergunta: Você é a favor da reabertura do comércio? Ela deve ser lenta, gradual ou não deve reabrir? No dia 01/06 o comércio foi reaberto, mesmo a cidade estando com quase 700 notificações, com 68 casos confirmados e 04 óbitos. A medida foi condenada pelo governador Rui Costa, pelo secretário de saúde e pelo médico responsável pelo Comitê estadual.

Salientando que o comércio não foi reaberto por pressão dos comerciantes, pois uma manifestação que foi realizada no mês maio, foi amplamente divulgada pela mídia local como sendo de “postulantes a cargos políticos”, e outra, não tinha os “carrões” da carreata realizada no último dia 25.

Fiquei sem entender porquê o prefeito reabriu o comércio em junho, pois no dia 08/04 o CDL apresentou um plano de reabertura para o prefeito, e não foi atendido. Naquele mês Juazeiro tinha 32 NOTIFICAÇÕES, 03 CASOS CONFIRMADOS E NENHUM ÓBITO.

O que mais me surpreende, a UNIVASF faz parte do Comitê de enfrentamento, temos a FACAPE com os dados econômicos e o mais grave, Juazeiro tem um excelente infectologista que é servidor do município e faz parte do Comitê de Enfrentamento. Por quê essas essas instituições não foram ouvidas? E o infectologista por quê não foi ouvido na decisão da reabertura do comércio no início de junho?

O prefeito não apresentou plano de retomada gradual das atividades econômicas, o que deveria ser feito desde o início da pandemia, inclusive o governador Rui Costa foi enfático em afirmar que foi um erro os prefeitos terem tomado a medida de fechamento sem necessidade.

Todos temos o dever de contribuir, mas sem o direcionamento do poder público, sem medidas eficazes, sem planos de ajudar a economia para o pós-pandemia, fica difícil a compreensão de todos, principalmente dos comerciantes e comerciários.

Sou servidor público e não estou enfrentando nenhum problema financeiro por conta da pandemia, meu salário está sendo creditado pontualmente a cada mês, mas temo muito pelo que venha acontecer, não somente pelas mortes causadas pela pandemia, mas o que poderá acontecer depois, caso não tenhamos um plano que assegure a todos o mínimo de conforto e segurança.

Cristiano Sales de Almeida

Deixe um comentário