A prefeitura de Petrolina irá adquirir mais 50 mil testes rápidos para ampliar de forma ágil a detecção de pessoas com a covid-19 na cidade. Somados aos 34 mil kits já adquiridos pela gestão municipal, Petrolina pretende testar quase 25% da população, ou seja, 1 em cada 4 petrolinenses.
O material, que é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será adquirido através de licitação e ainda não tem data prevista para chegar. As novas aquisições vão permitir um monitoramento com mais eficiência sobre a presença do coronavirus em Petrolina. Para se ter uma ideia, 55% dos 34 mil testes que adquiridos já foram utilizados e quase 80% dos casos positivos da covid-19 em Petrolina foram confirmados por meio de testes rápidos da prefeitura, reforçando a importância da testagem.
Os testes continuarão sendo feitos seguindo critérios científicos e técnicos, determinados pela Secretaria de Saúde, com a ampliação dos testes para grupos de risco. Os pacientes que estiverem com sintomas devem respeitar o período para a realização da testagem, que é após o 10º dia, para evitar falsos resultados negativos.