BRASIL EDUCAÇÃO POLÍCIA SAÚDE

Câmara mantém veto de Bolsonaro e servidores, inclusive da saúde, ficam sem reajuste até 2021

A Câmara dos Deputados manteve, nesta quinta-feira (20), o veto do presidente Jair Bolsonaro à concessão de reajustes salariais a servidores públicos que estão na linha de frente ao coronavírus, até 2021.

Na quarta (19), o Senado havia derrubado o veto de Bolsonaro, mas nesta quinta-feira (20) a Câmara dos deputados restabeleceu a medida e os funcionalismo público fica proibido, até o fim do ano que vem, de ter qualquer aumento salarial.

O placar foi de 316 votos sim (pela manutenção do veto), 165 votos não (pela derrubada) e duas abstenções.

A proibição de reajuste para o funcionalismo público foi uma contrapartida do governo federal para repassar R$60 bilhões aos estados e municípios em maio, após impacto da crise gerada pelo Coronavírus.

Com a manutenção do veto, os profissionais da área de saúde, que tinham ganhado a possibilidade do aumento, no período, também terão vantagens e gratificações suspensa até o fim de 2021.

Partidos de oposição defendiam a derrubada do veto. O líder da Minoria no Congresso, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), lembrou que havia sido o próprio líder do governo na Câmara à época, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), que havia ampliado a possibilidade de reajuste a mais categorias.

Fonte: RedeGN

Deixe um comentário