JUAZEIRO

Hidroxicloroquina: Governo da Bahia vai comprar 1,5 milhões de caixas

O Governo do Estado da Bahia abriu uma licitação eletrônica para comprar de 1,5 milhões do remédio hidroxicloroquina. Solicitada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) a licitação pública tem pregão previsto para o dia 27 deste mês.

O uso da medicação é defendida pelo governo federal como medida para o tratamento contra a covid-19, ainda sem comprovações cientificas concretas, o Governo do Estado declara que não recomenda o uso do medicamento para combater a doença.

Na sexta-feira (22), a Comissão Nacional de Saúde da China recomendou o uso da cloroquina para o tratamento contra a covid-19, segundo informou a agencia de notícias local, o “China Morning Post”.

A exatamente um mês atrás, no dia 22 de julho, o secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, pontuou que o Comitê Estadual de Emergência em Saúde Pública recomenda aos gestores públicos que não estabeleçam protocolos com uso dessas medicações e que não gastem recursos públicos com uso desses medicamentos que não tem eficácia comprovada. “Os gestores poderão ser objeto de uma ação de órgão de controle por estarem destinando recursos de outras áreas que poderão fazer falta no combate ao coronavírus”.

http://www.saude.ba.gov.br/2020/07/22/sesab-nao-recomenda-uso-de-cloroquina-e-hidroxicloroquina-em-pacientes-com-covid-19/

Em Juazeiro a secretaria de Saúde também publicou protocolo de uso e distribuiu as medicações ivermectina e azitromicina na rede saúde municipal para o tratamento de pacientes com a covid-19.

Ainda não se sabe o que levou as secretarias de saúde estadual e municipal a adotar protocolos e compras das medicações para tratamento de pacientes com a covid-19, uma vez que as medicações continuam sem eficácias científicas comprovadas no tratamento de pacientes com a covid-19.

Confira o edital da SESAU:

Diario do EStado

Fonte de informações: Farol da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *