JUAZEIRO POLÍCIA

Juazeiro: Soldados são homenageados por salvarem a vida de uma pessoa com emprego da RCP

Em data de 25.08.2020, Dia do Soldado, uma Guarnição da 75ª CIPM, Comandada pelos Sd PM Andre Rodrigues, Marcos e Allan, foram homenageados pelo Comando do CPRN, por haverem, feito uma intervenção que garantiu o salvamento da vida de uma senhora, fato ocorrido no dia 12.07.2020, na rua K, do Residencial Juazeiro I, bairro Itaberaba, Juazeiro-BA.

O chamado teve inicio quando a Guarnição estava em patrulhamento e alguém a acionou, dando conta da existência no imóvel de pessoa idosa, cardíaca, com sobrepeso, que estaria passando mal com dor no coração e falta de ar.

De imediato foi acionado o SAMU, que após reiteradas insistências, e decorridos mais de 30min, não compareceu ao local. Em seguida, momentos após as ligações, a senhora supracitada entrou em parada respiratória, e a guarnição junto com os familiares da paciente, decidiram fazer a condução ao hospital em um veículo particular. Nesse instante, aproximou-se uma mulher que se identificou como técnica em enfermagem, e vizinha da paciente; assumiu os procedimentos, mas, após algumas tentativas de ressuscitação, a suposta técnica afirmou que não havia mais nada que pudesse ser feito, pois aquela senhora já estaria em óbito. Diagnóstico que não foi aceito pela Guarnição que heroicamente continuou fazendo manobras de ressuscitação, de massagem Cardíaca e Respiratória.

Após insistentes tentativas de ressuscitação, a paciente voltou a respirar e sem demora, foi removida para unidade de saúde mais próxima. Durante o trajeto, a paciente teve outra parada respiratória, sendo necessário retomar as manobras e procedimentos de ressuscitação, ali mesmo na carroceria do veículo. Novamente logrando êxito e a paciente retomou a função respiratória.

No deslocamento para unidade de saúde, por volta das 21h30, a saveiro que transportava a paciente, interceptou a ambulância do SAMU que seguia ao atendimento. Nesse momento, foi feita a remoção da paciente para a ambulância, sendo deixada aos cuidados da equipe médica.

Três dias após a intervenção, o Soldado PM que realizou a respiração boca a boca, apresentou sintomas compatíveis com os apresentados por portadores do Covid-19, sendo que no dia 16/07/2020 se direcionou até a unidade referência no tratamento de Covid-19, no município de Juazeiro-BA, e ficou afastado por 13 (treze) dias do trabalho pela médica de plantão.

Ascom 75ª CIPM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *