JUAZEIRO POLÍTICA

FAKE NEWS: Juazeiro não tem 95% da área urbana saneada, como afirma Paulo Bomfim

Repetidas vezes o prefeito Paulo Bomfim (PT) tem dito que Juazeiro está com 95% da sua área saneada, tanto nas suas redes sociais quanto no seu guia eleitoral.

“Paulo Bomfim fez Juazeiro chegar a 95% da sua área urbana saneada. Agora o compromisso é universalizar o saneamento, fazendo com que também os distritos sejam contemplados”. Nesse momento eleitoral é essa afirmação é um crime ou estelionato eleitoral, passível de representação na Justiça eleitoral.

“Quando maior a mentira, maior é a chance de ela ser acreditada”. Adolf Hitler

O prefeito repete a frase de uma cidade 95% saneada, movido pela velha máxima atribuída a um nazista: uma mentira dita várias vezes torna-se uma verdade.

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e  Estatística, o município de Juazeiro apresenta 64.2% de domicílios com esgotamento sanitário adequado. O que o prefeito talvez afirme que a cidade tem é esgotamento sanitário e coleta de esgoto, que não é saneamento básico, mas sim etapas do saneamento básico.

O saneamento básico é composto por várias etapas importantes e imprescindíveis: tratamento de água, abastecimento; coleta de esgoto; coleta de lixo; drenagem urbana e manejo de águas pluviais; tratamento de esgoto; participação social e manejos de resíduos sólidos.

Devido a ausência do saneamento básico adequado, o município tem taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 17.66 para 1.000 nascidos vivos. As internações devido a diarreias são de 0.7 para cada 1.000 habitantes. Comparado com todos os municípios do estado, fica nas posições 153 de 417 e 274 de 417, respectivamente. Quando comparado a cidades do Brasil todo, essas posições são de 1433 de 5570 e 2889 de 5570, respectivamente.

Toda vez que o prefeito afirmar que Juazeiro tem 95% de área saneada, duas perguntas devem ser feitas: cadê o plano de saneamento básico e como está o tratamento do esgoto, que é jogado no rio são Francisco na Estação do SAAE, no bairro Tabuleiro?

One Reply to “FAKE NEWS: Juazeiro não tem 95% da área urbana saneada, como afirma Paulo Bomfim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *