MUNDO POLÍTICA

Mulheres e indígenas serão maioria no Senado da Bolívia

A eleição na Bolívia, no dia 18 de outubro, não marcou apenas o retorno ao poder do projeto progressista do MAS (Movimento Ao Socialismo), com a vitória de Luis Arce, como também trouxe uma grande novidade nos resultados legislativos. Isso porque o novo Senado do país será composto por uma maioria de mulheres, pela primeira vez na história.

A partir do dia 8 de novembro, elas ocuparão 20 das 36 cadeiras da câmara alta da Bolívia. Será a primeira vez na história do país em que elas serão a maioria nessa instância.

Antes que alguém pense em atribuir essa maior representatividade a uma hipotética mudança no país provocada pelo governo tampão da ditadora Jeanine Áñez – imposta no poder pelas Forças Armadas após o golpe de Estado de novembro de 2019 –, vale ressaltar que 10 dessas 20 mulheres foram eleitas pelo MAS.

Outro dado importante é que os indígenas serão metade dos representantes: 18 cadeiras serão ocupadas por representantes de povos originários bolivianos. Porém, vale ressaltar que nesse grupo há 10 mulheres indígenas eleitas e 8 homens. Portanto, as mulheres lideraram esse aumento da participação indígena.

Fonte: Revista Fórum

Deixe um comentário