JUAZEIRO POLÍTICA

Eleições 2020: Justiça Eleitoral de Juazeiro realiza montagem de Kits para garantir o voto seguro no dia 15 de novembro

Para as Eleições Municipais de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instituiu protocolos sanitários a fim de proteger eleitores, candidatos, agentes da Justiça Eleitoral e demais profissionais que atuarão no pleito. E, para informar sobre as ações do Tribunal nesse sentido, prevendo a garantia da proteção de todos durante a votação, principalmente em razão da pandemia de Covid-19,  foi lançada a campanha “Vote com Segurança”.

A iniciativa do TSE busca esclarecer e orientar todos os participantes do processo eleitoral sobre como será a votação nas Eleições 2020. Em Juazeiro são 146.909 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. No que se refere à preparação das eleições, o eleitor não imagina a magnitude da logística de materiais, sistemas e pessoas envolvidos neste evento. É um trabalho contínuo, até aos finais de semana.

Nesta eleição atípica, marcada pelo novo coronavírus, todo o planejamento está levando em consideração o quesito segurança. A Justiça Eleitoral, dentre outras medidas, ampliou o horário da votação em uma hora (das 7h às 17h), reservou um horário especial para eleitores em grupo de risco (das 7h às 10h), dispensou a biometria e distribuirá kits de segurança para mesários e outros colaboradores.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que chegaram em Juazeiro na semana passada e está na fase de montagem de kit’s. O material será levado para os locais de votação no sábado e no domingo serão entregues individualmente aos mesários e demais colaboradores.

Todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários e outros colaboradores que atuarão no pleito receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual.

Cartazes serão afixados com os procedimentos a serem adotados por todos. Será obrigatório o uso de máscaras pelos eleitores. O TSE recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar presença no caderno de votação.

Além dessas medidas de proteção, a Técnica Judiciária Tatiana da Costa Cruz informou que foi adotado o treinamento de mesários via aplicativo e sistema EAD do TSE. Em Juazeiro foram 1.460 mesários treinados, sendo 792 mesários da 48ª Zona e 668 mesários da 47ª Zona.

Para realizar a campanha, motivada pela pandemia de Covid-19, o TSE ouviu alguns dos maiores especialistas médicos, infectologistas e biólogos do país e estabeleceu um Plano de Segurança Sanitária. A preocupação da Justiça Eleitoral é evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus nas mais de 401 mil seções eleitorais espalhadas pelo país.

A principal mensagem da Justiça Eleitoral é a de que o eleitor – assim como os mesários e demais colaboradores – permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evitando contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer por tempo desnecessário nos locais de votação.

Fonte: redeGN Fotos Ney Vital

Deixe um comentário