JUAZEIRO POLÍTICA

Juazeiro: Rejeição política de Paulo Bomfim chega a 62%, afirma o jornal A Tarde

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de outubro, com 600 entrevistas presenciais, das quais 435 na sede do município e 165 dos distritos. A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-02877/2020.

O prefeito Paulo Bomfim (PT) tem índice de rejeição de 62%, somente sendo ultrapassado pelo candidato Raffani (64%). Breno (PSOL) tem uma rejeição menor que o grupo, de 46%, mas é também o postulante mais desconhecido – 28% dos entrevistados disseram não conhecê-lo bem o suficiente para opinar.

“Não é comum um cenário de reeleição com o prefeito com uma diferença a menor. Pode estar até atrás, mas dentro da margem amostral, como em Feira de Santana. Nesse caso, está bem diferente do que normalmente acontece. Quem está na administração municipal geralmente consegue uma musculatura para disputar acirradamente”, afirma Martins.

A diferença de 30 pontos percentuais de Suzana para Bomfim se repete na espontânea, quando os nomes dos postulantes não são apresentados às pessoas entrevistadas. A ex-vereadora tem 42% das intenções de voto, contra 12% do prefeito. O cenário é pouco usual em municípios onde o atual chefe do Executivo tenta a reeleição, segundo o estatístico e especialista em marketing político Zeca Martins, diretor da Potencial Pesquisa.

Além da grande diferença para o segundo colocado, outros fatores ajudam a construir um cenário bastante favorável à candidata tucana, acrescenta o diretor da Potencial: a má avaliação da gestão municipal e o alto índice de rejeição de todos os outros postulantes.

“O principal adversário é o prefeito, que está mal avaliado, com uma rejeição grande. E todos os demais candidatos tem alta rejeição. É um cenário de definição, praticamente, embora em eleição sempre tem algum fator que pode mudar”, diz.

Suzana lidera com folga em todos os segmentos analisados, seja por faixa etária, renda, nível de escolaridade ou gênero. “Quando a diferença é tão grande, acaba abarcando toda a população, e não um grupo específico ou outro”, explica o diretor da Potencial.

Na sede do município, Suzana tem 50% das intenções de voto, Bomfim tem 20% e Bispo pontua com 7%. Raffani aparece com 2% e Moreira com 1%, enquanto 14% não sabem em quem votarão. Já nos distritos, a candidata do PSDB lidera com 48%, o prefeito aparece com 15% e o postulante do DEM surge com 12%. Raffani e Moreira repetem os percentuais e os indecisos são 18%.

Click para ver o resultado da pesquisa

Deixe um comentário