JUAZEIRO POLÍTICA

Juazeiro: As nomeações são normais em qualquer início de gestão, estranho é a hipocrisia

Desde que começaram as nomeações na gestão Suzana Ramos (PDSB) um burburinho toma conta da cidade. Nas redes sociais, as pessoas enviam áudios ou compartilham cards expressando descontentamento por determinada nomeação.

Qualquer expressão de indignação ou frustração política com o ato da governante, é encarada como normal. O cidadão-eleitor tem todo direito de expressar a sua carga emotiva de frustração, e isso é muito bom. Bom para a saúde emocional do cidadão, muito melhor para a governante, que pode mensurar as suas ações no meio do povo.

O que não é normal, são setores da imprensa estarem publicando por conveniência somente as nomeações dos seus desafetos, e fazendo estardalhaços. Isso, não é jornalismo sério, e pode ser visto como apelativo na busca por contratos financeiros.

Na eleição de 2008 quando Isaac Carvalho (PT) ganhou (era a GRANDE MUDANÇA), ele no ano seguinte nomeou várias pessoas que foram ligadas aos grupos de Joseph Bandeira e Misael Aguilar (ex prefeitos), inclusive o PSDB foi aliado do PCdoB naquelas eleições.

No segundo mandato de Isaac, ele intensificou a cooptação, nomeando mais pessoas ligadas aos grupos políticos tradicionais de Juazeiro, inclusive a família Tanuri.

Em 2017 quando assumiu o governo, Paulo Bomfim (PT) tinha 21 vereadores ao seu lado, quais pessoas ele nomeou? Pessoas ligadas aos tradicionais grupos políticos de Juazeiro que circulavam nos principais campos da política nacional. Era uma verdadeira salada de partidos e a cidade ficou sem representação parlamentar com todos os edis na base do governo. Normal? Para alguns, sim!

Qual a diferença agora com Suzana Ramos? A hipocrisia está evidência. Vale ressaltar que Suzana abriu mão de cooptar todos os vereadores eleitos.

Algumas nomeações foram feitas pela necessidade do funcionamento da máquina pública, e outras são parte do compromisso político de governabilidade com os partidos aliados. Coisas absolutamente normais no sistema político brasileiro.

A prefeita é inteiramente responsável pelas nomeações, ela deve saber o peso e as implicâncias políticas de cada nomeação. O presente ainda está muito cedo para saber das consequências, embora o burburinho na cidade seja intenso, e o desgaste com alguns aliados seja absolutamente visível.

One Reply to “Juazeiro: As nomeações são normais em qualquer início de gestão, estranho é a hipocrisia

  1. Aff aceita a derrota de vocês de uma vez, bando de despeitados. Tem um blog muito conhecido que eu ate gostava e admirava GJ. Mais infelizmente desde eleição que percebir predileção desse pelo determinado candidato e so monstrando coisas negativa da atual. Pedir a Fé. Jornalista tem que ser imparcial

Deixe um comentário