O calçadão na zona central de Juazeiro (conhecido como calçadão antigo) é cada dia mais ocupado por vendedores ambulantes que muitas vezes impedem a circulação de pessoas e atrapalham a visibilidade das lojas que têm a frente totalmente ocupadas pelas estruturas alternativas. A reclamação foi enviada ao Blog Opará por um proprietário de loja, que relata os prejuízos pela ocupação desordenada do comerciante itinerante.
A reclamação de comerciantes das lojas baseia-se nos flagras diários de bicicletas que são transformadas em barracas obstruindo a passagem dos pedestres tapando a visão dos consumidores.
Eles pedem intensificação na fiscalização e ordenamento para que o comércio formal não arque com mais esse prejuízo, já que segundo os comerciantes, muitos consumidores deixam de entrar nas lojas pela dificuldade de acesso ou não são atraídos pela falta de visão de suas vitrines.
“Nós entendemos que os ambulantes precisam também comercializar os seus produtos, mas é necessário que eles tenham um local apropriado para que não atrapalhe a circulação dos pedestres da via que foi feita exclusivamente para pedestres que transitam no centro comercial com o intuito de realizar compras, ver as vitrines das lojas e isso automaticamente influencia nas vendas dos produtos. Sabemos que eles também precisam de oportunidade para ganhar dinheiro, mas é necessário que haja um cadastro para tentar a regularização com a prefeitura e principalmente um local apropriado para que esses comerciantes informais possam trabalhar”, cita o lojista, que pede anonimato.
Algumas estruturas dos ambulantes chegam a ocupar mais da metade do calçadão reservado para o trânsito de pessoas. A Redação do Blog Opará entrou em contato com a Ascom da PMJ e aguarda informações sobre as medidas que deverão ser adotadas pela nova gestão municipal.
Da Redação