BAHIA POLÍTICA

Aplicativo ALBA está disponível para os sistemas Android e IOS

Completando o programa de informatização que iniciou na Assembleia Legislativa, o presidente Nelson Leal (PP) informa que o app para celular desenvolvido para ampliar a transparência e facilitar o acesso da população às informações referentes ao Legislativo baiano já está disponível e pode ser baixado gratuitamente pelos cidadãos. Batizado como “Aplicativo ALBA”, é uma ferramenta digital inserida no processo de modernização tecnológica da Casa, empreendido pela Mesa Diretora que encerra o mandato na próxima segunda-feira.

Para ele, no mundo digital em que vivemos atualmente, a informação é um mecanismo indispensável a todas as áreas da atuação humana. “Facilitar o acesso à informação é um dever de todos os homens públicos”, afirmou, acrescentando que, através do “Aplicativo ALBA”, os baianos podem acompanhar e compartilhar dados efetivos sobre o Legislativo e sobre a atuação de seus representantes – sem qualquer custo, com confiabilidade e rapidez a partir de seus telefones celulares.

Transparência

O usuário poderá acompanhar o trabalho dos deputados na Casa, e os debates realizados pelos parlamentares no plenário, comissões e em audiências públicas. O novo software tem como objetivo também substituir a utilização de papel – resultando numa economia anual superior a R$1,5 milhão e conferindo maior celeridade, confiabilidade e transparência a todo o processo administrativo e legislativo da ALBA.

Em 23 de maio do mesmo ano, um convênio de cooperação técnica firmado entre a ALBA e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), oficializou-se a transferência de tecnologia – sem qualquer custo – para esse programa, “papel zero”. A economia vem da eliminação do uso de papéis, tintas de impressora e aluguel de equipamentos para impressão.

Com informações da ASCOM ALBA.

Deixe um comentário