BRASIL POLÍTICA

Lira adia a eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara e caso pode parar no STF

Votação será realizada nesta quarta-feira (03)

A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (03), a eleição para a nova Mesa Diretora da Casa. Eleito presidente da Câmara nesta segunda-feira (01), Arthur Lira (PP-AL), em seu primeiro ato, anulou o registro do bloco de Baleia Rossi (MDB-SP) e convocou nova eleição para esta terça-feira (2) para os cargos da mesa diretora. Com a indefinição, porém, a votação foi adiada.

A definição dos vice-presidentes, secretários e suplentes é feita com base na proporcionalidade dos blocos partidários formados para a eleição, em um cálculo efetuado pela Secretaria-Geral da Câmara (SGM).

O novo presidente da Câmara determinou que a SGM faça novo cálculo da proporcionalidade partidária desconsiderando o bloco de Baleia. O novo cálculo vai levar em conta o bloco que apoiou a candidatura de Lira e, separadamente, os demais partidos.

No final da noite de terça-feira, os partidos que apoiavam Baleia Rossi se reuniram, argumentaram que o ato de Lira foi ilegal e autoritário e decidiram mover uma ação contra a decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Da Redação.

Deixe um comentário