Em todas as unidades que realizam a testagem para o Covid-19 nos estados e municípios brasileiros existem uma série de critérios para a realização do teste. Paralela a essa situação, o Ministério da Saúde pretende doar testes de Covid-19 para o Haiti, país caribenho, e Santas Casas de Misericórdia. Esses testes vencem no mês de abril.
Trabalhador do comércio em Juazeiro reclama sobre a notícia de Ministério doar exames para outro país enquanto ele mesmo não consegue fazer a testagem. “Tenho todos os cuidados, porém por não apresentar sintomas não posso realizar o exame e prevenir a transmissão para meus pais que são idosos”, lamentou sem querer se identificar. Ele contou para o blog Opará que procurou uma unidade de saúde no mês de dezembro/20 e janeiro/21 para fazer o exame e foi informado que não pode realizar o teste por não apresentar sintomas.
Contatamos a Prefeitura de Juazeiro para saber quais os critérios para a população realizar a testagem e aguardamos as informações.
Doação
O plano é entregar ao Haiti um milhão desses exames. Outro lote foi oferecido a hospitais filantrópicos e Santas Casas, mas segundo informações, as entidades devem recusar.
A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) alerta as unidades para a responsabilidade com relação ao vencimento dos testes. O processo de detecção também a disponibilidade de cotonetes swab, tubos coletores, reagentes de extração do RNA e outros insumos o Brasil não conseguiu comprar em grande escala. Uma equipe do Ministério da Saúde está na capital do país caribenho, Porto Príncipe para negociar a entrega e avaliar se o país tem condições de receber o material.
Iana Lima Jornalista com informações do Estadão.