BAHIA

Morre em Salvador, o médico, professor e ex-governador da Bahia, Roberto Santos.

O ex-governador Roberto Santos, de 94 anos, faleceu na tarde desta terça-feira (9), em Salvador. Ele foi o 38º governador da Bahia, com mandato entre março de 1975 e março de 1979. O governador Rui Costa (PT) decretou luto oficial de três dias.

O ex-governador estava internado há cerca de duas semanas para tratar uma infecção urinária e complicações pulmonares, e chegou a ser internado na UTI do Hospital Aliança. Ainda não há informações sobre dia e local do sepultamento.

Carreira

Natural de Salvador, Roberto Santos se formou em Medicina na própria UFBA.  Submeteu-se a concurso para a docência-livre e conquistou, também mediante concurso de títulos e provas, a cátedra de Clínica Médica da mesma Faculdade.  Em 1967 foi nomeado reitor da Universidade Federal da Bahia e em 1975 assumiu o Governo, com mandato de quatro anos.

No início do governo de José Sarney, em 1985, assumiu a Presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pouco mais de um ano depois, foi nomeado ministro da Saúde, cargo que ocupou entre os anos 1986 e 1987.

Eleito deputado federal pelo Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), exerceu o mandato de 1995-1999, findou a carreira política escrevendo o volume intitulado ‘Um mandato parlamentar a serviço das causas sociais’ – reunindo seus pronunciamentos durante o mandato.

Da Redação.

Deixe um comentário