DENÚNCIA JUAZEIRO

Vereador Alex Tanuri pode ser enquadrado na lei das ‘Fake News’ criada por ele próprio e aprovada na gestão passada

Em vídeo divulgado na internet no inicio da semana, o vereador Alex Tanuri (PP) afirmou que o Hospital de Campanha de combate a Covid-19 em Juazeiro estaria fechado. A notícia repercutiu na cidade e causou indignação na população preocupada com a alta dos números de infecção e internação que acarretou inclusive, em medidas restritivas.

A notícia foi contestada quando outros vereadores que visitaram as instalações e a própria gestão municipal que se manifestou, informando que o hospital passou por uma readequação com a estruturação do espaço e inclusão de equipamentos.

“com responsabilidade legal, realizou as adequações necessárias para humanizar o atendimento aos pacientes com Covid-19 no Hospital de Campanha, respaldada no contrato administrativo Nº 081/2020 vigente até 22 de março de 2021 e já com solicitação de prorrogação por mais 6 meses”, informou a nota da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

O próprio Tanuri criou o projeto de lei para combater as ‘fake news’ que foi aprovada e entrou em vigor na gestão do ex-prefeito Paulo Bonfim (PT). A Lei 2.929/2020, publicada no Diário Oficial do Município, em 12 de junho de 2020, dispõe sobre “a aplicação de sanções a pessoas físicas ou jurídicas que dolorosamente, valendo-se da internet redes sociais e outros meios de divulgar informação ou notícia falsa, que possa desvirtuar a verdade sobre a saúde epidemias, endemias ou pandemias que afetam o interesse público relevante no âmbito do Município de Juazeiro, Estado da Bahia”.

Entre as sanções, multa no valor de 50 unidades de referencia fiscal do município de Juazeiro, sendo reincidente a infração, a multa será dobrada. O infrator também pode responder pelo ato civil e penalmente.

A nota da prefeitura de Juazeiro ainda lamenta que os benefícios destacados para o Hospital de Campanha que deve retornar às suas atividades nesta sexta-feira, 26, seja palco para ‘cenas politicas’. “Lamentamos que as melhorias no equipamento público, … como separação entre os leitos, para evitar contaminação entre as pessoas durante a avaliação médica, implantação da Sala Vermelha criada para o atendimento a pacientes mais graves, equipada com mais respiradores e a recepção para acolhimento, sejam menos importantes do que uma cena política, por parte de um legislador, que apresenta apenas distorções de um grande benefício à comunidade juazeirense.”, finalizou.

Iana Lima Jornalista.