BAHIA

Pilão Arcado: Prefeito Orgeto Bastos é referência de gestão na Bahia

O jovem prefeito Orgeto Bastos do município de Pilão Arcado, encravado no sertão baiano, está sendo referência em gestão pública no estado, devido um perfil administrativo voltado em várias vertentes mesmo em um momento de pandemia e queda nas arrecadações.

Com desenvoltura e articulação planejada teve a capacidade de priorizar a saúde sem perder o foco nos outros setores públicos como Educação, Agricultura, Infraestrutura, Assistência Social, Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Segurança.

Veja a baixo algumas ações da gestão:

Priorização no enfrentamento a pandemia da Covid-19 – contratação de pessoal especializado, compra de insumos e de equipamentos, elaboração dos próprios protocolos municipais e adesão aos protocolos da OMS; Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia.

Programa Pavimenta Pilão Arcado está na sua segunda etapa e já pavimentou com asfalto, mais de 30 ruas em diferentes bairros da zona urbana da cidade. Considerado o maior programa de asfaltamento do norte da Bahia.

Programa de reestruturação das barragens que abastecem as centenas de comunidades da Zona Rural está realizando aprofundamento do leito, reorçamento da parede e limpeza das margens das dezenas de aguadas do município.

Programa recuperação das estradas vicinais 2021 está realizando intervenções com maquinários pesados nas vias da zona rural que dão acesso as principais estradas que levam a sede da cidade e para as zonas de fronteiras entre municípios vizinhos. Maquinários utilizados: Motoniveladoras (Patrol); Pá-Carregadeiras; Trator de Esteira, Caminhões-Pipas e profissionais especializados.

Programa Ilumina Pilão está adquirindo Kits completos que estão sendo instalados nos postes e assim melhorando a iluminação pública nos bairros e nos povoados da zona rural.

Reformas, ampliação e modernização das Unidades Escolares municipais das sede e zona rural de Pilão Arcado.

Assinatura de convênios com a Sudesb através do Governo do Estado em prol do esporte; reformas dos Ginásios Poliesportivos e a construção do tão sonhado Estádio Calangão.

Articulação com os prefeitos da região e o Governo Estadual e Federal para formação de um novo Consórcio Regional para investimentos para os quatro municípios membros Pilão Arcado; Casa Nova; Campo Alegre de Lourdes e Remanso.

Investimento para apoio técnico aos pequenos agricultores de pilão-arcadenses. Objetivo é o melhoramento e aumento da produção agrícola do município.

Convênios com instituições especializadas para o incentivo ao empreendedorismo no município.

Parcerias em busca de investimentos em infraestrutura junto ao Governo Federal e Estadual

Busca constante para o asfaltamento da BR-020 importante entroncamento para região oeste da Bahia e ao Distrito Federal

Nunca se investiu tanto na compra de equipamento modernos para as Unidades de Saúde do município

Inauguração do novo CAPS com instalações modernas e especificas para atendimento ao público alvo.

Fonte: Portal Professor Thiago