Em mais de 12 meses de pandemia do Covid-19, um dos setores que mais sofreu devido as medidas protetivas de distanciamento e isolamento foi a Cultura. Com bares, restaurantes, casas de shows, teatros e eventos cancelados, artistas de todo o Brasil e trabalhadores da cultura sentiram os efeitos da pandemia. Demissões em massa nas empresas ligadas ao ramo do entretenimento, protestos e pouco tem sido feito por essa categoria.
Em Salvador, o Executivo Municipal criou o Projeto de Lei intitulado ‘SOS Cultura’ que foi aprovado nesta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Salvador. O Projeto de Lei 108/2021 cria o auxílio emergencial voltado para o setor de entretenimento da capital baiana e prevê o pagamento em parcela única no valor de R$ 1.100 para trabalhadores das áreas de arte de rua, artes visuais, audiovisual, circo, culturas identitárias e populares, gestão cultural, dança, literatura, música, teatro, patrimônio cultural, gestão cultural, técnicas de teatro, trabalhadores do centro histórico e de eventos sociais.
Juazeiro
Vários artistas já se manifestaram em Juazeiro desde o inicio da pandemia. Protestos coletivos, isolados, campanhas para ajudar uns aos outros foram algumas das ações da categoria como já noticiou o Blog Opará, Músicos fazem manifestação na Orla de Juazeiro sobre proibição de apresentações em bares e restaurantes .
As politicas públicas de apoio às pessoas afetadas pela pandemia no município ainda estão tímidas. E com o novo decreto estadual de lockdown no comércio e toque de recolher nos fins de semana alem da fiscalização mais rígida com relação a aglomerações, a categoria entretenimento está condenada.
Iana Lima Jornalista.