CULTURA CULTURA JUAZEIRO

Festival Salitrando a História acontece no dia 05 de fevereiro

Anita Rodrigues, 81 anos. Diva Rodrigues, 70 anos. São duas irmãs que tiveram o privilégio de nascer nas margens do Rio São Francisco, em Juazeiro Bahia. As duas cultivam a valorização da cultura e religiosidade.

“Nossos antepassados, ancestrais, nos passaram essa devoção. A Casa de Oração, os terços, ofícios, terços das almas, tudo é motivo de gratidão e festejos”, diz Anita.

No próximo dia 05 de fevereiro, as duas vão viver um momento de emoção. Trata-se do Festival Salitranto a História, 25 anos de sacerdócio do filho de dona Anita e sobrinho de dona Diva. Padre Tito Regis Rodrigues da Silva festeja o Jubileu de Prata.

Anita revela que Salitre, vem do sal, de sabor. “Salitrar é restituir, devolver sabores. Estamos na emergencia cultural e ste momento é de valorizar a nossa história e por isto os salitreiros vão mostrar habilidades humanas, culturais, sociais e religiosas”.

O padre Tito diz que a festa tem razões bíblicas. “Os livros de Números e Crônicas apresentam o sal como o simbolo que confirma amizade entre as regiões e nos Evangelhos, Jesus chama seus discípulos de Sal da Terra e alerta para  que todos tenham sal entre si e estejam em paz uns com os outros”.

Além da Missas no dia 5 de fevereiro ás 8hs, no Sítio Recanto da Emaus, Salitre, a programação consta de várias manifestações culturais, congada, paineis referente história do Salitre, roda de São Gonçalo,  Samba de Vei, distribuição de plantas nativas para plantio, lançamento da cartilha cultural, brincadeiras para crianças, bumba meu boi e folia de reis, entrega Troféu Salitrando a História.

Durante o período da noite haverá apresentação dos penitentes do Salitre e Alimentadoras de Almas e festas juninas.

Fonte: RedeGN