BAHIA

Vilas-Boas diz que Anvisa está sendo “esquizofrênica diante de um apagão vacinal”

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, comentou, durante entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metrópole, a decisão da Anvisa de negar a importação da vacina russa Sputnik V para o Brasil.  “A Anvisa foi coerente o tempo todo. Em nenhum momento eles quiseram a aprovação da vacina”, ironizou o secretário.

Durante a entrevista, o gestor disse que não há hipótese de interferência política em uma área técnica. “Mas cabe aos políticos modular o parecer técnico dentro da realidade. A Anvisa, do ponto de vista técnico, é extremamente exigente. Eles tentam ser quase um FDA (agência federal dos Estados Unidos de Saúde e Serviços Humanos). Já disse em outra oportunidade, que a Anvisa tem um comportamento esquizofrênico. O que faz os esquizofrênicos? Eles vivem em uma realidade paralela. Não conseguem enxergar o que está acontecendo”, disse o secretário.

Além disso, Vilas-Boas chamou a atenção para o que nomeou de “apagão vacinal”, o risco de faltarem vacinas no Brasil nas próximas semanas.“O avanço das variantes na Índia impacta diretamente no Brasil. É bem possível que eles requisitem todo o estoque da Astrazeneca/Oxford para o país. Nós não produzimos essa vacina. Compramos diretamente da Índia”.

No momento, o secretário da Saúde está em Brasília em conversa com o ministro Ricardo Lewandowski, que, em decisão, autorizou a Bahia a importar diretamente a vacina.

 

Deixe um comentário