JUAZEIRO PETROLINA

Petrolina lança 28ª Fenagri, mas esquece de convidar Juazeiro, que criou a feira

Depois de 35 anos de edições, a 28ª Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri) será realizada, pela primeira vez, de forma híbrida, com eventos online e parte da programação presencial, de 6 a 9 de outubro próximo no novo Pátio de Eventos Ana das Carrancas, em Petrolina (PE). A novidade foi confirmada na tarde desta quinta-feira (22), durante o debate de lançamento da feira, ao vivo para todo o País, no programa Agro 360, que foi transmitido pelo Canal Terraviva e também pelas redes sociais Instagram, YouTube e Facebook.

O evento é uma parceria entre a Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco – Valexport e a prefeitura de Petrolina.

Participaram ainda do debate o ex-ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021, Alysson Paolinelli; o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; Linda Pfeiffer (CEO/INMED Partnerships for Children), o diretor de Sustentabilidade da Bayer para América Latina, Eduardo Bastos; e o produtor, ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado federal, Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

Inexplicavelmente nenhum representante de Juazeiro (BA) foi convidado. Nem a prefeita Suzana Ramos, qualquer membro do governo atual ou qualquer personagem que poderia fazer ou fez parte da Fenagri, que nasceu da extinta Feira do Melão, que depois virou Fenagri em Juazeiro, e a partir daí o evento passou a acontecer de forma revezada: um ano em Juazeiro, um ano em Petrolina.

Herbert Caffé, cidadã juazeirense que contribuiu para o sucesso da Feira, registrou sua tristeza com o esquecimento. “Ao não convidar a prefeita de Juazeiro, faltou aos organizadores sensibilidade e respeito ao patrono e criador do evento. Juazeiro tem o protagonismo de ser o berço do maior evento de fruticultura e irrigação da América Latina e foi solenemente ignorada”, pontuou.

Fonte: Carlos Britto

Deixe um comentário