CULTURA

CARTA AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA CULTURA DO MUNICIPIO DE JUAZEIRO-BA.

A pandemia do coronavírus, a maior tragédia humanitária dos últimos 100 anos, já matou mais de 400.000 pessoas em todo o Brasil. Além das consequências sanitárias, ela aprofundou desigualdades, e em virtude da negligência dos poderes constituídos, tem provocado fome e miséria como há muito não se percebia no Brasil.

No contexto de combate à proliferação do COVID-19, o setor cultural foi o primeiro a parar as atividades e provavelmente será o último a retomar plenamente, haja vista que produzir cultura significa juntar gente.

A ausência de políticas públicas que minimizem os danos causados pela impossibilidade de fazer shows, eventos e apresentações de forma geral tem causado desespero do setor cultural em Juazeiro. A população já observa nas ruas os músicos da cidade tocando nos calçadões e nos sinais, na tentativa de sanar as inúmeras dificuldades para a sobrevivência e dignidade dos que trabalham no campo da cultura.

Dada as circunstâncias, atendendo ao clamor de alguns artistas em situação de fome, aconteceu virtualmente, no último dia 05 de maio, uma reunião composta por artistas, produtores, técnicos e articuladores de diversos seguimentos da cultura juazeirense, onde se discutiu a necessidade urgente de implantação de um auxílio emergencial que contemple a classe artística da cidade.

A situação de muitos artistas já é insustentável, pois falta dinheiro para alimentação e para as contas, e a situação se agrava para aqueles que precisam pagar aluguel. Nesse sentido, é urgente que a Prefeitura Municipal de Juazeiro se manifeste em favor dos artistas e da cultura, pauta que foi amplamente defendida pelo grupo que ascendeu ao governo durante o período das eleições.

Portanto, conclamamos os artistas, grupos, articuladores culturais e a sociedade juazeirense a se unirem para cobrar, junto ao poder público municipal, o atendimento das seguintes reinvindicações:

1-Auxílio emergencial para os trabalhadores da cultura a partir de critérios que levem em consideração a realidade sociocultural de Juazeiro-BA.

2-Realização de edital para seleção de projetos culturais que possam ser realizados virtualmente e/ou em formato híbrido.

3-Estudo e criação de um plano de retomada gradual de acordo com cada seguimento artístico/cultural.

4-Isenção até 2022 de qualquer imposto municipal relacionado à realização de atividades culturais: prestação de serviços, taxas cobradas para execução musical em espaços como bares e restaurantes, etc.

5-Garantia de recursos para cultura em 2022 na LOA de 2021, inclusive do auxílio para cultura. Sabemos que tais pautas são factíveis e realizáveis. Dessa forma, lutaremos coletivamente pela salvaguarda da dignidade da comunidade cultural Juazeirense.

Auxílio Já!