A Câmara Temática de Cultura firmou uma importante parceria com Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que é um braço da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) e possui grandes projetos e programas de assistência técnica voltados às comunidades rurais no semiárido baiano, dentre esses o Pró-Semiárido.
O Projeto Pró-Semiárido é objeto de uma pactuação entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo internacional vinculado a Organização das Nações Unidas (ONU), executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) que, em Senhor do Bonfim, é gerido pelo engenheiro agrônomo Cleiton Lin e uma equipe multidisciplinar.
A parceria tem por objetivo somar o trabalho já realizado com os agricultores à um projeto que visa fortalecer as atividades culturais oriundas de cada comunidade.
|
Reunião entre Câmara Temática de Cultura e SETAF |
O primeiro evento junto ao SETAF ocorreu no dia 10 de maio, no povoado de Canavieira, com as presenças de Cristiene Curvelo e Wagner Rosa. Curvelo é a técnica do Pró-Semiárido responsável pela execução do projeto social na comunidade. Confira imagens:
|
Wagner Rosa e Cris Curvelo em reunião na comunidade de Canavieira |
|
Wagner Rosa e Cris Curvelo em reunião na comunidade de Canavieira |
De volta à Canavieira, em nova reunião realizada na última quinta-feira (13/05), a Câmara foi representada por sua secretária executiva, a cantora Dagui Guizzo.
|
Dagui Guizzo em reunião na comunidade de Canavieria |
|
Dagui Guizzo em reunião na comunidade de Canavieria |
Um grupo, onde participam todos os coordenadores de câmaras temáticas de cultura dos territórios de identidade do estado, foi formado para discutir e compartilhar experiências que estendam políticas territoriais para toda a Bahia.
Perguntado pelo Guia, Wagner Rosa falou sobre as expectativas após as primeiras reuniões e parcerias firmadas.
“Ninguém chega a lugar nenhum sozinho, dependemos uns dos outros. Então vejo nas parcerias uma força capaz de transpor muitas das dificuldades que se agigantam frente a esse setor já tão sofrido, e nessa parceria com uma instituição tão experiente como o SETAF pudemos constatar já nas primeiras reuniões que lograremos êxito nos nossos intentos”. E seguiu:
Entendo a formação desse grupo de coordenadores de câmaras temáticas de cultura dos territórios do estado um importante marco, pois através de troca de experiências e informações integra e fortalece tanto os territórios de identidade bem como as políticas territoriais, junto as representações estaduais”, finalizou.