BAHIA

Bahia amarga tristes números: 27% do efetivo da PMBA já foi afastada por COVID-19, e mais de 95 servidores da segurança já morreram

Dados oficiais indicam que mais de nove mil policiais militares foram afastados vítimas do COVID-19 e mais de 95 servidores da segurança (entre PMs e policiais civis) foram mortos somente em 2020 e 2021. O número reflete o grau de contaminação que os profissionais estão expostos todos os dias nas ruas da Bahia. Por isso venho alertando sobre valorização, o porquê da necessidade de cumprir tão somente o que prevê a Constituição.

Nós estamos perdendo nossas vidas, em homicídios, suicídios, por Covid e o Estado nos vê apenas como números. O dado de afastamento, levando em conta o efetivo da PM da Bahia, representa 26,5% da categoria. Se comparada aos outros estados brasileiros, em 2020, a Bahia foi o quinto onde mais morreram policiais em decorrência da Covid-19, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, Amazonas, Pará e São Paulo. Já, em se tratando aos afastamentos pela doença, a Bahia ocupou, ano passado, a quarta posição no país, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Aspra Bahia