JUAZEIRO SAÚDE

Teste do Pezinho pode ser realizado nas UBSs em Juazeiro

O teste do pezinho, realizado a partir do terceiro dia de vida do bebê, faz uma triagem de algumas doenças genéticas e metabólicas deste novo ser. O exame é importante e pode ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juazeiro.

Após a coleta do material, o resultado sai em torno de 30 dias. “Os exames realizados nos postos vêm para a Secretaria de Saúde, que envia para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Juazeiro e em seguida para Salvador. Desde 2004 as UBSs realizam a coleta dos testes do pezinho”, explicou a enfermeira-técnica da Atenção Básica da Sesau, Jecilda Peixoto Lima Miranda.

O teste do pezinho é realizado, preferencialmente, entre o 3º e o 7º dia do nascimento do bebê. Com uma furadinha no pé, é possível detectar sete doenças. “É só uma furadinha no pé. Quanto mais rápido o teste é realizado, melhor. Porque se tiver alguma alteração neste exame, o bebê pode ser tratado o quanto antes”, disse a enfermeira-técnica.

A coleta é uma demanda espontânea. “Não precisa agendamento. A puérpera pode chegar com o recém-nascido, solicitar o teste do pezinho e, de acordo com os horários das UBSs, já é coletado”, afirma a superintendente de Atenção Primária à Saúde da Sesau, Marília Andrada.

“A triagem do teste do pezinho pode evitar problemas futuros dessa criança. E algumas doenças tratadas já no início da descoberta, enquanto recém-nascido ainda, ele não vai desenvolver problemas na vida adulta”, destacou Marília Andrada.

 

Dia Nacional do Teste do Pezinho

 

Em 06 de junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data tem o objetivo de informar à população sobre o Programa Nacional de Triagem Neonatal, além da importância da realização do teste, que é obrigatório em todos os recém-nascidos.

 

Sesau/PMJ