JUAZEIRO

Servidores da Prefeitura de Juazeiro participam de capacitação sobre e-Social

Funcionários da Controladoria, contadores e profissionais de recursos humanos que atuam nas secretarias e autarquias municipais da Prefeitura de Juazeiro participaram, nesta sexta (6) e sábado (7), de um curso sobre o e-Social. O sistema reúne informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias dos servidores públicos da prefeitura e também de prestadores de serviço da gestão, buscando facilitar a administração de dados e promover maior segurança aos procedimentos administrativos do setor.

A capacitação foi ministrada pelo contador, professor e especialista no sistema, Heleno Rocha, que falou sobre a capacitação. “O e-Social vem para mudar a cultura de trabalho dos profissionais de RH e modernizar os métodos de envio das diversas documentações referentes às relações de trabalho. O sistema promove maior transparência no repasse dessas informações ao Governo Federal e se aplica tanto à iniciativa privada, quanto ao serviço público”, explicou Heleno Rocha.

As empresas privadas já utilizam, obrigatoriamente, o e-Social desde 2018. E agora chegou a vez dessa implantação do sistema para órgãos públicos. A obrigatoriedade tornou-se válida, a partir de julho de 2021, para a administração direta e indireta, envolvendo órgãos públicos, fundações e empresas públicas, autarquias, agências reguladoras, sociedades de economia mista e organizações internacionais. A Prefeitura de Juazeiro está aderindo ao e-Social, motivo pelo qual os servidores passaram pela capacitação para aprimorar a funcionalidade do sistema.

“A mudança da previdência com o e-Social é uma transformação para outro patamar para a gestão pública, em que a gente tinha certos conceitos que vão ser alterados a partir da implantação desse sistema. E com isso o servidor municipal necessita dessa capacitação para saber as informações do RH, dos funcionários e do município de Juazeiro, para que possa viabilizar todo o amparo que o e-Social traz”, esclareceu o Controlador do município, André Felipe Carvalho.

Texto: Edísia Santos – assessora da Controladoria/PMJ