O transporte clandestino de passageiros foi alvo de uma operação realizada na BR-407, na ponte Presidente Dutra, que liga Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. Participaram da ação, na terça (24 ) e quarta-feira (25), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o 2⁰ Batalhão Integrado Especializado da Polícia Militar (BIEsp-PM).
Foram fiscalizados 63 veículos durante a operação, entre ônibus, micro-ônibus e vans. Desses, 22 coletivos foram autuados por infrações de trânsito e sete não possuíam autorização da ANTT para realização de transporte interestadual remunerado de passageiros, caracterizados como transporte clandestino. Esses veículos foram autuados e recolhidos ao depósito, só sendo liberados após 72 horas mediante o pagamento das despesas referentes a pátio e guincho.
A operação traz um alerta para a utilização de transporte clandestino por passageiros, tanto pela precariedade dos veículos como também pelo aumento no risco de contágio pela Covid-19, pois nesse tipo de transporte, geralmente não são seguidas os protocolos sanitários.
Para informações sobre a legalidade da viagem e/ou denúncias de transporte clandestino é possível entrar em contato com a ouvidoria da ANTT, através do Whatsapp (61) 99688-4306 ou telefone 166 (24 horas) ou ainda pelo e-mail: ouvidoria@antt.gov.br.
Por G1 Petrolina