BRASIL ESPORTE

Brasil disputará 11 finais no quarto dia dos Jogos Paralímpicos e Tóquio 2020

Onze finais contarão com brasileiros na noite desta sexta-feira, 27, e manhã deste sábado, 28. Um dos grandes nomes do terceiro dia de competição dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 é a potiguar Thalita Simplício. Entre as modalidades, haverá duas que iniciarão suas disputas nesta noite, a bocha e o triatlo.

O país soma 17 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, com seis ouros, quatro pratas e sete bronzes. E está na sexta colocação. A  China lidera com 20 ouros e soma 45 medalhas. Em seguida aparece a Grã-Bretanha que soma 28 medalhas, sendo 9 de ouro. Em terceiro lugar, o Comitê Paralímpico Russo com 9 medalhas de ouro e um total de 26 medalhas.

Atletismo

A potiguar Thalita Simplício disputará a final dos 400m da classe T11, às 23h45 desta sexta-feira, 27. A atleta que foi campeão nesta prova Mundial de Atletismo Dubai 2019, se classificou ao dar a volta completa na pista em 57s90.

Thalita nasceu com glaucoma. Ela tem baixa visão, mas, aos 12 anos, tornou-se totalmente cega. A atleta sempre praticou esportes: natação, karatê e goalball. Começou no atletismo aos 15 em um projeto do CPB.

Outro campeão em Dubai, Cicero Valdiran disputará o lançamento de dardo da classe F57, na manhã deste sábado, às 7h, no Estádio Olímpico de Tóquio.

As disputas do atletismo em Tóquio começaram na quinta-feira, 26, e foi a modalidade que obteve mais medalhas douradas para o Brasil até agora, com quatro campeões paralímpicos – Yeltsin Jacques (5.000m pela classe T11), Silvânia Costa (salto em distância pela classe T11), Petrucio Ferreira (100m rasos pela classe T47) e Wallace dos Santos (arremesso de peso pela classe F55).

Confira a programação das finais do atletismo
21h30 – Julyana da Silva e Tuany Siqueira – Lançamento de disco F57
22h06 – Vanessa Cristina de Souza – 5000m T54
23h45 – Thalita Simplicio – 400m T11
07h00 – Cicero Valdiran – Lançamento de dardo F57
07h10 – Edneusa de Jesus Santos1500m – T13
07h35 – Edson Cavalcante – 100m T38 *Caso se classifique
09h07 – Fernanda 400T47Yara

Natação

A natação que já rendeu nove medalhas para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 (dois ouros, duas pratas e cinco bronzes), pode ter brasileiros em mais quatros finais na manhã desta sábado, 28, no Centro Aquático de Tóquio.

Às 5h14, terá a final dos 100m livre da classe S10 masculino, para qual o pernambucano Phelipe Rodrigues tentará se classificar. Às 5h36, será a final dos 150m medley da classe S4 feminino, prova que a gaúcha Susana Schnarndorf nadará a eliminatória nesta sexta. A final dos 100m peito da classe SB5 masculino está marcada para às 7h10. O gaúcho Roberto Alcalde é especialista nesta prova e também brigará por uma vaga na final esta noite.

Para finalizar a sessão do quarto dia será realizada, às 7h47, a final do revezamento misto 4x100m, da classe S14 (deficiência intelectual). O time do Brasil contará com os nadadores Ana Karolina Soares, Debora Carneiro, Felipe Vila Real e Gabriel Bandeira. Todas as provas serão transmitidas pela SporTV2.

Primeiras disputas de Tóquio
A Bocha e o triatlo serão as modalidades estreantes neste terceiro dia de competição dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

O triatlo teve início às 18h30 da noite desta sexta-feira, 27, horário de Brasília. O representante brasileiro foi o atleta de Santa Catarina, Jorge Luis Fonseca. Ele terminou a prova da classe PTS4, para atletas com deficiências físico-motoras e paralisia cerebral andantes, em 1h07min57s.

Já a bocha, terá 10 jogadores nacionais nas disputas individuais eliminatórias que durarão a noite toda de 22h40 as 7h50. Os jogadores brasileiros são: Andreza de Oliveira (classe BC1), Guilherme Moraes (BC1), Evani Calado (BC3), Mateus Carvalho (BC3), Maciel Santos (BC2), Eliseu dos Santos (BC4), Marcelo dos Santos (BC4), José Carlos Chagas (BC1), Evelyn Oliveira (BC3) e Natali de Faria (BC3)

Esgrima em cadeira de rodas

Os quatro esgrimistas que representam o Brasil em Tóquio estarão em ação na noite desta sexta-feira, 27, nas disputas do florete. O gaúcho Jovane Guissone, que já faturou a prata na espada B (para atletas com menor mobilidade no tronco e equilíbrio)no segundo dia dos Jogos de Tóquio, jogará às 21h, no Makuhari Messe Hall B. No mesmo horário, o gaúcho Vanderson Chaves também estará competindo com o florete, que é sua principal arma.

A paranaense Carminha de Oliveira, da categoria A (para atletas com mobilidade no tronco; amputados ou com limitação de movimento), compete às 23h. Enquanto isso, a gaúcha Mônica Santos disputará na categoria B, no florete que também é sua principal arma.

A estreia do Brasil na esgrima em cadeira de rodas nos Jogos de Tóquio foi na terça-feira, 24, com os gaúchos Vanderson Chaves e Mônica Santos, no sabre, categoria B. A dupla terminou sua participação na fase de poules (grupos) sem vitórias. Chaves fechou sua participação em 12º e Mônica em 11º.
Há ainda a competição por equipes nos Jogos Paralímpicos.

Goalball

A Seleção Brasileira feminina de goalball entra em quadra para enfrentar a Turquia, atual campeã paralímpica, às 8h30 (de Brasília) deste sábado, 28. Elas encerram os duelos da fase de grupos no dia seguinte, às 22h30, diante das egípcias.

Na segunda partida pelos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a equipe brasileira arrancou um empate contra o Japão em 4 a 4, no Makuhari Messe Hall. Foi o primeiro ponto conquistado no torneio. Na estreia, a equipe perdeu para as norte-americanas por 6 a 4.

Já a próxima partida da Seleção masculina será neste sábado, dia 28, contra o Japão, às 21h. Esse será o último confronto da fase de grupos. No terceiro jogo, a equipe venceu a Argélia de virada por  10 a 4.

O Brasil teve uma estreia arrasadora em Tóquio. Atual bicampeão mundial da modalidade, o time verde e amarelo goleou a Lituânia, campeã paralímpica nos Jogos do Rio 2016, por 11 a 2. Em seguida, o Brasil sofreu um duro golpe. No encontro entre duas seleções medalhistas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o time verde e amarelo, bronze em casa, acabou derrotado para os Estados Unidos, prata na última edição, por 8 a 6.

As semifinais do goalball serão na quinta-feira, 2 de setembro, e as disputas por medalha no dia 3.

Halterofilismo

O paraibano Ailton de Souza, da categoria até 80kg, será o único brasileiro nas disputas do halterofilismo desta sexta-feira. O halterofilista sofreu de paralisia infantil no momento de seu nascimento, após um erro médico e a aplicação de benzetacil no nervo ciático, que atrofiou sua perna esquerda. Conheceu o halterofilismo por um amigo, que já estava na modalidade e o convidou para fazer uma visita onde treinava.

A paulista Mariana D’andrea (até 73kg) fará sua estreia nos Jogos Paralímpicos na madrugada deste domingo, 29. Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 são um marco mundial para a modalidade, pela primeira vez o número por gênero de atletas participantes é equiparado, 90 cada.

Judô

As disputas do judô seguem na noite desta sexta-feira, 27. Os judocas brasileiros Lúcia Araújo (categoria até 57kg) e Harlley Arruda (até 81kg) entrarão no tatame a partir das 22h30. Se eles se classificarem, disputarão as finais logo em seguida, a partir das 4h na madrugada deste sábado, 28.

A campeã mundial, atual líder do ranking internacional, e medalhista paralímpica a paulista Alana Maldonado (categoria até 70kg), entrará no tatame na noite deste sábado, 28. Os judocas Karla Cardoso e Thiego Marques já encerram sua participação no Japão ao serem eliminados na estreia da modalidade na quinta-feira, 26.

Remo

Os remadores brasileiros participarão das provas de repescagem nesta sexta-feira, 27, no Sea Forest Waterway. A primeira será às 21h30 (horário de Brasília) com Claudia Santos no single skiff feminino PR1.

Nas provas coletivas, a dupla Josiane Lima e Michel Pessanha brigarão por uma vaga na final do double skiff misto PR2 às 23h10. O barco formado pelos atletas Ana Paula Souza, Diana Barcelos, Valdeni Junior, Jairo Klug e Jucelino Silva (timoneiro) disputarão quatro com timoneiro misto PR3 às 23h30.

A Final A do single skiff masculino PR1 será no sábado, 28, às 23h10, com o brasileiro Renê Campos.

Tiro com arco

No tiro com arco, Andrey de Castro representará o Brasil no composto individual masculino às 21h desta sexta-feira, 27. Os atiradores Helcio Perilo e Rejane da Silva competem na equipe mista W1 neste sábado, 28, às 6h10.

Vôlei sentado

A Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado terá seu primeiro confronto na capital japonesa neste sábado, 28, às 6h30, contra a China.

O time feminino, por sua vez, já estreou nos Jogos de Tóquio. A equipe do técnico José Guedes iniciou sua jornada com vitória, por 3 sets a 2, diante das canadenses na manhã da sexta-feira, 27. A próxima partida das meninas será no domingo, 29 contra as japonesas às 8h30 (horário de Brasília).

As semifinais do vôlei sentado estão marcadas para os dias 2 e 3 de setembro para as equipes femininas e masculinas, respectivamente. Já as disputas do bronze e a final masculina estão marcadas para o dia 4. A final do feminino será no dia 5 de setembro, último dia dos Jogos de Tóquio 2020.
Nos Jogos Rio 2016, a Seleção feminina conquistou a medalha de bronze. Já a masculina brigará na capital japonesa pela primeira medalha paralímpica.

Tênis de mesa

A catarinense Bruna Alexandre, número 4 do ranking mundial da classe 10, disputa a semifinal Neste sábado, à 1h40 (de Brasília), e pode se qualificar para a decisão do título, contra a vencedora do confronto entre a taiwanesa Tien Shiau Wen e a turca Merve Demir. A decisão do ouro acontece na segunda-feira, às 6h45.
Quem também já garantiu uma medalha paralímpica para o tênis de mesa brasileiro foi Cátia Oliveira que disputa a semifinal da classe 1-2 neste sábado, à 0h20, contra a sul-coreana Seo Su Yeon, atual campeã mundial e vice-campeã olímpica. Caso vença, busca o ouro no mesmo dia, às 7h15.

Tênis em cadeira de rodas

As disputas do tênis em cadeira de rodas terão início às 3h da madrugada deste sábado, 28. Nas duplas o Brasil contará com duas equipes, Daniel Rodrigues e Gustavo Carneiro e Mauricio Pomme e Rafael Medeiros. Mairycoll Duval e Ana Caldeira estarão nas individuais feminino e Ymaanitu Silva, o principal nome do Brasil nas disputas individuais masculino.

 Fonte: Informe Baiano