EDUCAÇÃO JUAZEIRO

Semana da Juventude: Prefeitura de Juazeiro homenageia cidadãos por promoção de políticas públicas para jovens

Dentro da programação da Semana da Juventude, a Prefeitura de Juazeiro promoveu nesta sexta-feira (27), na Câmara Municipal de Vereadores, uma sessão solene para homenagear dois cidadãos por reconhecimento à contribuição para a criação de políticas públicas para a juventude no município.  A escolha dos homenageados aconteceu através de indicação dos integrantes do Conselho Municipal da Juventude (Comjuv).

Foram escolhidos a jornalista e professora de História, Érica Daiane da Costa Silva, e o administrador público, Elioteneze Batista Ferreira dos Santos, ambos reconhecidos pelo engajamento social e político em diversas áreas no município. 

A sessão contou com a participação da secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, da diretora de Juventude e Esporte Educacional, Carla Luz, do gerente de Juventude e presidente do Conselho Municipal da Juventude, André Rapadura, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gildásio Soares.  Na ocasião, foram entregues aos homenageados certificados assinados pelas representações da Seduc, Comjuv e Câmara de Vereadores, pelos serviços prestados à juventude municipal.

No evento solene, a secretária Normeide Almeida destacou iniciativas do município para a juventude, como o Programa Aprova Juazeiro, investimentos no fortalecimento das fanfarras escolares e ações para promoção do acesso às aulas remotas. Normeide destacou ainda, a importância da participação e ocupação dos jovens nos diversos espaços.

“Parabenizo os homenageados pelo trabalho desenvolvido e pelo engajamento social e político. A gestão municipal tem buscado cuidar do jovem e promover a sua cidadania na sociedade, para que, ocupando os espaços políticos e sociais, possam ter meios para a construção de um futuro de oportunidades”, destacou Normeide.

Homenageados

Érica Daiane iniciou sua militância ainda adolescente e, atualmente, levanta diversas bandeiras como o direito à comunicação, igualdade de gênero, defesa do Rio São Francisco e da Caatinga, juventude e saneamento ambiental. Para ela, receber a honraria é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido. “Fiquei muito surpresa e grata por saber que a sociedade juazeirense reconhece esse trabalho, principalmente, o de formação com a juventude rural, que é onde eu mais atuo, através do Carrapicho Virtual”, enfatizou Érica.

Já Elioteneze Batista é reconhecido, entre outras coisas, pela atuação em movimentos juvenis, como de bandas e fanfarras escolares, movimentos com a juventude católica e coordenação e gestão de programas educacionais. “É um reconhecimento a um trabalho que foi construído há quase 10 anos, na luta com a juventude em vários segmentos. Mas o grande destaque vai pela perspectiva da educação, o trabalho que desenvolvemos para oportunizar aos jovens esse acesso”, destacou Batista.

Semana da Juventude 2021

A Semana da Juventude encerrou nesta sexta-feira e pautou a temática “Juventude e as tecnologias da informação e comunicação: conectividade na pandemia”. Com uma programação diversificada, apresentou através de lives, diversos temas relacionados ao universo da juventude, como empreendedorismo, educação financeira, esporte, saúde mental, mercado de trabalho e “aulões” pré-Enem.

 

Ascom/Seduc/PMJ