BRASIL

‘Vergonha’, ‘decepção’ e ‘covardia’: base bolsonarista se indigna nas redes com recuo de Bolsonaro em declaração à nação

Após as declarações de tom golpista com ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao ministro Alexandre de Moraes nas manifestações de 7 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro recuou nesta quinta-feira com uma “declaração à nação” e não agradou sua base de apoiadores nas redes sociais. Em nota, o chefe do Executivo disse que nunca teve “a intenção de agredir quaisquer Poderes”, e que suas “palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.”

No Twitter, a reação de aliados do presidente foi imediata e termos como “covarde”, “Bolsonaro arregou” e a #BolsonaroAcabou rapidamente foram alçados à lista de assuntos mais comentados da rede social. Em uma mensagem publicada na plataforma, um aliado do presidente afirma que brigou com toda família, foi em manifestações e agora está “decepcionado”.

Outro seguidor contou que se deslocou até Brasília para participar dos atos com pautas antidemocráticas, e se disse surpreso com o posicionamento de Bolsonaro. “Não se cale ao STF, meu presidente!”, pediu o apoiador.

Um dos seguidores de Jair Bolsonaro pontuou que o presidente “deixou de ser confiável” quando se aliou ao Centrão. Na mensagem, o apoiador afirma que “por sua culpa (Bolsonaro), a esquerda acaba de renascer, e está mais forte do nunca”. Outro apoiador destacou o fato de a nota ter sido redigida pelo ex-presidente Michel Temer e declarou: “o sistema venceu”.

Imagens que circulam nas redes sociais também mostram apoiadores do presidente revoltados em grupos privados de mensagem. Alguns dos integrantes do grupo corroboraram a ideia de que “a esquerda vai voltar com força”, outro afirmou que o governo chinês “está por trás de tudo isso”. Veja as reações:

Reação de apoiadores em grupos bolsonaristas

Reação de apoiadores em grupos bolsonaristas

Reação de apoiadores em grupos bolsonaristas