JUAZEIRO SAÚDE

Prefeitura realiza ações de prevenção ao suicídio nas unidades de saúde de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (28)  ‘sala de espera’ para falar sobre o ‘Setembro Amarelo’, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Desta vez foram as comunidades do Jardim Flórida,  na sede, e de Lagoa do Boi, na zona rural.

As palestras foram ministradas pela equipe do  Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf). A proposta é falar de saúde mental, a partir dos dados de atendimento que possam identificar o adoecimento da população avaliado nas consultas realizadas nas UBS’s do município.

“Educar promovendo a saúde no espaço da UBS vai além da prevenção e tratamento das doenças. Torna-se um recurso que possibilita a troca de conhecimento, aprendizado, que pode trazer a adoção de novos hábitos da população que foi esclarecida. Tende a gerar a mudança de comportamento dessas pessoas”, destacou a superintendente da Atenção Básica, Marília Andrada.

Atenção à Saúde Mental

A Secretaria de Saúde de Juazeiro tem um Núcleo de Atendimento à Saúde Mental dos pacientes. Qualquer pessoa atendida nas Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro é encaminhada à Atenção à Saúde Mental que tem equipe de psicólogos e psiquiatras para o atendimento.

O município possui três unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O CAPS II funciona na Rua Aracaju, nº 08, no Bairro Dom Thomaz. O CAPS AD fica na Rua Eliseu Martins, s/n, no bairro Novo Encontro (antiga unidade de saúde) e o CAPS Infanto-juvenil, na Rua Almirante Tamandaré, nº 177,  bairro Country Club.

Os CAPS são serviços portas abertas e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

SESAU- ASCOM/PMJ